Uma operação de combate a crimes ambientais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 45 pássaros silvestres em Ceará-Mirim, na Grande Natal, no final da tarde da última terça-feira (17). Seis pessoas foram detidas.
Após denúncia anônima, equipes da PRF foram até a comunidade de Maçaranduba, na zona rural da cidade, onde encontraram os pássaros silvestres de espécies diferentes presos em gaiolas. Durante a operação, a PRF constatou que os responsáveis pelas aves não tinham autorização dos órgãos ambientais para a criação dos animais em cativeiro.
Segundo a corporação, foram apreendidos três canários da terra, dois gaturamos, três golinhas, dez galos de campina, dois periquitos da caatinga, três guriatãs, seis sanhaços, dois sibites, três papa-capim, oito azulões, um bigode, um sabiá e um xexéu.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os homens foram detidos e submetidos a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deverão comparecer em juízo. As aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), em Natal.