30 de out. de 2015

Pé na Estrada promove roteiro por engenhos de Ceará Mirim

Na próxima segunda-feira (feriado de Finados), a Pé na Estrada Trilhas promove mais um roteiro que privilegia a interiorização do turismo potiguar. Desta vez será a Trilha do Paraíso Perdido, em Ceará Mirim.
engenho
O roteiro tem seis quilômetros de caminhada, passando por construções como a Casa Grande do Engenho Guaporé (foto) e as ruínas da Usina Ilha Bela e da Casa Grande do Engenho Cruzeiro, entre outros resquícios arquitetônicos da época da aristocracia canavieira no RN.
O passeio é conduzido pelo guia Francisco Ferreira, que faz a apresentação do município com trajes de época, interpretando Manoel Varella do Nascimento, o Barão de Ceará-Mirim.
Vale lembrar que Ceará-Mirim se destacou entre as cidades do Rio Grande do Norte produtoras de cana-de-açúcar, ficando conhecida, no século 19, como a Terra dos Verdes Canaviais.
Muitos vestígios arquitetônicos desse período ainda podem ser vistos na área rural do município, que se tornou, por conta disso, um dos roteiros de turismo histórico e cultural mais ricos do Estado.
PROGRAMAÇÃO
8h – Saída de Natal
9h – Trilha do Paraíso Perdido (6 km), passando por várias ruínas de casarões de engenhos desativados e terminando no banho das escravas
13h30 – Almoço no Engenho São Leopoldo
14h30 – Fonte de Pureza
16h – Retorno a Natal
INVESTIMENTO:
R$ 120 ou 2 x R$ 65 no cartão (inclusos transporte, seguro, trilhas, guias, visitas e almoço)

#Tribuna do Norte