24 de out. de 2013

Audiência Pública sobre segurança na Câmara de Ceará-Mirim/RN

Aretusa, Harrison, Josimar e Barros - Foto: Efigênio Silva
Aretusa, Harrison, Josimar e Barros – Foto: Efigênio Silva
A Audiência Pública convocada pela Câmara Municipal de Ceará-Mirim, aconteceu nesta terça-feira, 22 de outubro de 2013, para tratar da Segurança Pública do Município. A proposição foi da vereadora Maria de Lourdes – Lilian – que contou com as presenças do Deputado Estadual Hermano Morais, Coronel PM Josimar, Capitão PM Harrison e Aretusa Kaline Defesa Social do Município; Marcelo George delegado da Polícia Civil, Inspetor Barros da Polícia Rodoviária Federal, vereadores e representantes da sociedade civil.
A violência vem tomando conta da Região Metropolitana de Natal, a cidade de Ceará-Mirim não poderia ser diferente e a situação de insegurança com assaltos e vítimas fatais com tráfico de drogas vem aumento assustadoramente à população Ceará-mirinense.
A epidemia do crack e de outras drogas são as principais causas do aumento da criminalidade na cidade dos verdes canaviais. É notória a falta de políticas de prevenção e repressão aos criminosos por parte do Estado. As autoridades representantes dos órgãos responsáveis pela segurança no município fizeram relatos da atual situação de cada instituição e ficou claro que com a realidade vigente é impossível atender os reclames que o cidadão e cidadã de Ceará-Mirim almejam.
O que chamou a atenção da nossa reportagem foi na maioria dos oradores acima mencionado o excesso de elogios que cada um que se revezava na tribuna fazia ao antecessor, mas nenhum apresentou propostas concretas para a solução do problema que é a segurança pública. O que se viu na verdade, foi muito confetes e serpentinas, uns jogando nos outros. Coisas talvez nunca vistas nos antigos bailes de clubes carnavalescos.
Conversando com populares que estavam assistindo a sessão da Câmara um fez o seguinte comentário, pensei que dessa audiência fosse sair uma proposta de Fórum Permanente para debater e procurar solução para o problema ora em debate. Ficam só nas conversas e nada de propostas para solucionar o problema. Disse o cidadão.
Marcelo George e Samuel Guedes - Fotos: Efigênio Silva
Marcelo George e Samuel Guedes – Fotos: Efigênio Silva
Já um contribuinte que estava na plateia fez usa da palavra fazendo várias críticas a atual situação em que se encontra o povo diante da situação, aproveitando o ensejo criticou a participação do deputado Hermano morais, que segundo o orador, o mesmo só se encontrava a li porque estamos em ano véspera de eleição e outros virão por aqui.
DISPUTA PELO PODER INTERNO NA CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM
O vereador Luciano Morais que era o líder do Executivo na Câmara já deixou a liderança. O vereador Clécio Júnior assumiu o posto deixado por Morais. Para alguns observadores que acompanha as sessões da Casa Legislativa a disputa pela presidência têm três pretendentes: Luciano Morais, Jácio Luiz e o atual presidente Renato Martins.
A grande divergência entre os interesses dos edis está à data da eleição. O presidente Renato Martins defende a antecipação da eleição do biênio 2015 e 2016 para agora, que terá garantido uma maioria na reeleição. Enquanto os dois vereadores defendem para agosto de 2014 o processo eletivo. Vários fatores têm contribuído para a disputa entre os concorrentes, além da data, o poder do principal cargo da Mesa Diretora, matérias importantes como as contas da gestão 2012 e obviamente o poder de barganha com Executivo.
Se antes o vereador Eriberto Ribeiro era o único de oposição, agora pode até contar com o reforço de Luciano Morais e Jacio Luiz. É só esperar pelo desfecho final.
Fonte: Da redação por Efigênio Silva