29 de out. de 2013

Notícias do Globo Futebol Clube...

Equipe de Ceará-Mirim disputará primeira divisão do campeonato estadual 2014 e quer garantir vaga no Campeonato Brasileiro da Série D 

Por Bruno Araújo
Ainda não há uma confirmação oficial, mas a Federação Norte-Riograndense de Futebol deve anunciar nos próximos dias a fórmula para a disputa do Campeonato Estadual da temporada 2014 com uma formatação diferente da deste ano. A principal novidade divulgada no formato, caso seja aprovado pelos dirigentes dos clubes, é a divisão das equipes em duas regiões.
De um lado, estariam os times da região metropolitana, do outro, os representantes das outras áreas do estado. Assim, ABC, Alecrim, ambos de Natal, Palmeira de Goianinha e o recém-promovido Globo, da cidade de Ceará-Mirim, formariam o grupo da região Metropolitana. A chave do interior seria formada pelo mossoroense Baraúnas, Corintians de Caicó, Assu e Santa Cruz.
Para as fases seguintes da competição, a Taça Cidade do Natal (1º turno) e a Copa RN (2º turno) estariam mantidas nos mesmos moldes deste ano.O Potiguar de Mossoró, campeão da edição de 2013, e o América, vice-campeão, entram na disputa a partir da fase principal - dividida em 1º e 2º turno –  ao encerrarem suas respectivas participações na Copa do Nordeste do ano que vem.
As mudanças fazem parte de uma exigência natural do novo calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que encurtou a temporada que sofrerá uma paralisação para a disputa da Copa do Mundo no país entre os meses de junho e julho. Ainda segundo a proposta, a competição começaria no dia 12 de janeiro e terminaria no dia 13 de abril, data-limite estabelecida pela CBF para conclusão das competições estaduais.
Na fórmula de disputa, os clubes de cada grupo jogam entre si em partidas de ida e volta. Os campeões de cada chave se enfrentam em mais dois jogos e decidem o título da primeira fase.O vencedor assegura participação na Copa do Brasil do ano seguinte. A decisão do clube rebaixado para a Segunda Divisão, de acordo com a proposta da Federação, prevê a realização de um mata-mata entre os piores colocados de cada um dos grupos.
Com a definição da CBF de que os campeonatos estaduais deverão ser realizados em 21 datas, o término do Potiguar está previsto para ocorrer dois meses antes da data em que foi concluído neste ano de 2012, quando a última partida da decisão foi disputada na segunda quinzena de maio. Apesar de o formato ainda não estar confirmado e ainda haver reuniões para definir a proposta, a perspectiva é de que seja mantida a proposta apresentada pela Federação.