16 de dez. de 2018

Renatinho Potiguar anuncia aposentadoria como jogador de futebol

Com passagens por ABC e América-RN, jogador defendeu o Globo FC nas últimas quatro temporadas. Intenção dele é seguir no futebol, mas ainda sem função definida

O meia Renatinho Potiguar pendurou as chuteiras. Aos 36 anos, o jogador anunciou nesta sexta-feira a aposentadoria dos campos após quatro temporadas com a camisa do Globo FC. Ele tinha ainda a possibilidade de seguir no clube de Ceará-Mirim, sua cidade natal, mas optou por encerrar os dias como jogador.
A aposentadoria era algo pensado pelo atleta e não ocorre de uma hora para a outra. Ele explicou que se programou para o momento de dizer adeus às quatros linhas e já tinha isso em mente há cerca de dois anos. A condição física com o passar da idade, que o fez deixar a lateral esquerda para virar meia, e algumas lesões pesaram na decisão.
- Eu vinha me programando há algum tempo, foi algo planejado. Depois dos meus dois primeiros anos no Globo FC, eu tinha a certeza que encerraria a carreira aqui, até porque já tinha alguns negócios na cidade. As lesões vão desanimando com o tempo também, mas era algo que eu realmente me planejava - disse o jogador ao GloboEsporte.com.
A intenção de Renatinho Potiguar, agora, é seguir no futebol, ainda sem função definida. Ele chegou a treinar o Globo FC nesta temporada, num período de troca de técnicos, e a carreira no banco de reservas tende a ser uma opção. Antes de qualquer coisa, no entanto, ele quer respirar longe do mundo da bola após 19 anos.
- Procuro continuar trabalhando com futebol. Estou estudando educação física e em janeiro eu vou fazer o curso da CBF. Mas nesse primeiro momento eu quero passar um tempo fora do futebol - destacou.
Em sua postagem numa rede social, ele recebeu mensagens dos técnicos de ABC e América-RN. Ranielle Ribeiro, do Alvinegro, destacou que Renatinho foi "um dos melhores laterais-esquerdos com quem já trabalhei" e que "hoje é um dia triste para o futebol potiguar". O treinador abecedista ainda que ao lado do jogador "conquistou o maior título da minha carreira" - Ranielle era preparador físico do ABC no título brasileiro de 2010. Já Luizinho Lopes o parabenizou por "todas as vivências e conquistas" e desejou "sucesso na nova caminhada".
Renatinho Potiguar iniciou a carreira em 1999 no Náutico, seu primeiro clube profissional. No Rio Grande do Norte, ele defendeu Alecrim, América-RN - em duas oportunidades - e ABC, onde foi campeão brasileiro da Série C em 2010. Desde 2014, ele assinou com o Globo FC, quando passou a atuar como meia. No clube, foi vice-campeão potiguar duas vezes (2014 e 2017) e vice-campeão brasileiro da Série D (2017).

#GloboEsporte.com