9 de dez. de 2011

CBTU sem data para conserto das locomotivas do RN - Prejudicando a Linha Ceará-Mirim/Natal

Deu na Tribuna do Norte

Apesar das várias promessas, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não conseguiu consertar as três locomotivas. Entre terça e quinta-feira, as viagens foram totalmente interrompidas, afetando mais de cinco mil pessoas por dia. Uma delas voltou a circular ontem  pela manhã, depois de seis dias na oficina. Segundo a assessoria de comunicação da companhia, ainda não há previsão para consertar as outras duas. O número de viagens caiu de 24  para 12, desde outubro. O número de passageiros caiu de 9 mil para 5 mil.


Durante quase uma semana, o sistema de transporte ferroviário da Grande Natal não funcionou por falta de locomotivas. As três estavam quebradas.

O superintendente da CBTU/ RN, Erli Bastos, viaja amanhã para mostrar a situação do sistema de trens urbanos de Natal e tentar mais recursos junto a administração central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, no Rio de Janeiro. A reunião está agendada para segunda-feira. No orçamento 2011, a CBTU destinou R$ 1 milhão para manutenção das máquinas - valor de uma locomotiva movida a diesel. Mas não basta recurso. É preciso tempo.  

As empresas que consertarão as locomotivas só poderão ser contratadas mediante licitação. A CBTU/RN deu início a um dos processos licitatórios na última sexta-feira, mas o número de empresas interessadas em participar do processo não atingiu 'quórum'. Segundo a assessoria, um novo processo licitatório pode ser aberto na próxima semana. A CBTU/RN, porém, evita fixar novas datas. 

A interrupção do serviço afetou pessoas como Guilherme Augusto Oliveira Bezerra, 22, que mora em Ceará Mirim, região metropolitana, e trabalha em Natal. Guilherme acorda as 4h todos os dias. Às 5h, já está na estação de trem de Ceará-Mirim. Ele leva quase uma hora e meia para chegar na Ribeira, no centro de Natal. Apanha um ônibus e chega no serviço, em Ponta Negra, antes das 8h. Tudo é cronometrado. Na última terça-feira, um imprevisto quase colocou tudo a perder. 

"Cheguei na estação e avisaram que não tinha trem". A interrupção do serviço pegou Guilherme de surpresa. Não só ele, mas milhares de pessoas que dependem dos trens urbanos. 

O montador teve de desembolsar R$11,40 por dia - sendo R$ pela passagem Ceará-Mirim/Natal e R$2,20 pela passagem Ribeira/Ponta Negra. Se fosse de trem, gastaria R$5,40 - menos da metade. Entre terça e quinta feira, desembolsou R$45,6. Se o trem não tivesse quebrado, gastaria R$ 21,6. "Esse dinheiro vai fazer falta no final do mês", afirma. Guilherme, que é casado e tem uma filha de quatro meses, ganha R$690 por mês. Embora o trem já circulasse desde cedo, ele ainda utilizou o ônibus na tarde de sexta. Guilherme chegou na estação da Ribeira às 15h30 para pegar o trem das 16h em direção a Ceará Mirim. Quando chegou lá, soube que o trem partiria as 18h40. "Vou pegar um ônibus mesmo".

As viagens foram alteradas depois que duas das três locomotivas quebraram. "Reorganizamos as viagens, priorizando os horários de alta demanda. Com uma locomotiva só é impossível manter o mesmo ritmo", afirmou Flávio Cordeiro, da CBTU/RN, em entrevista a Tribuna, em 27 de outubro. A mesma locomotiva, com cinco vagões, está fazendo os percursos das linhas Norte e Sul.