Gols, bom futebol e estádio cheio. Tudo que pode se esperar de um  clássico ocorreu na partida entre ABC e América, neste domingo (29), no  Frasqueirão, válida pela quinta rodada do campeonato estadual. Na  primeira partida entre os dois clubes no ano, os comandados de Leandro  Campos levaram o alvinegro à vitória por 4 a 2, com gols de Washington  (2), Bileu e Léo Gamalho, com Nata e Ricardo Baiano descontando para o  América. 
Jogando nos seus domínios, o ABC tentou tomar a  iniciativa da partida logo no início, e quase abriu o placar aos 2  minutos, quando Ricardo Oliveira desarmou Washington dentro da área  alvirrubra. A partir daí, o América começou a criar perigo e o ABC  explorava, principalmente, o lado esquerdo do ataque com Renatinho.
Quando o América era melhor na partida e já havia colocado uma bola no  travessão com o meia Júnior Xuxa, o ABC conseguiu abrir o placar. Depois  de bate-rebate na área, Washington aproveitou a sobra e, de pé-direito,  marcou seu primeiro gol com a camisa do ABC.
Apesar  do gol, o América manteve o nível e continuou levando perigo ao ABC,  até que Nata, aos 29, acertou belo chute de fora da área e empatou a  partida. 
Os quase 15 mil presentes ao Frasqueirão já previam que o jogo ainda guardava muita emoção - principalmente para os abecedistas.
Bileu,  conhecido pela marcação implacável no meio-campo do ABC, mostrou que  também sabe marcar gols. Aos 33 minutos, o volante tabelou com Renatinho  Potiguar pelo lado esquerdo, limpou Fabinho e bateu firme de fora da  área no ângulo direito de Fabiano, inflamando a torcida do ABC.
Mais  uma vez atrás no placar, o América quase empatou a partida com o  atacante Soares, que mandou a bomba na trave de Camilo. O castigo veio  aos 43 minutos, quando Washington recebeu belo passe de Léo Gamalho na  entrada da área. O camisa 9 mandou a bomba de perna esquerda no ângulo  esquerdo de Fabiano, levando o ABC para os vestiários com dois gols de  vantagem.
Na  volta do intervalo, o ritmo da partida caiu, mas o América começou mais  ligado. Aos 9 minutos, Ricardo Baiano conduziu bola sem ser incomodado  pela defesa do ABC, entrou na área e dividiu com Camilo. A bola bateu na  perna do camisa 5 alvirrubro e entrou no gol do ABC. 
A partir daí, o América passou a pressionar e o ABC buscava encaixar os contra-ataques.
Aos  10 minutos, logo após sofrer o gol, Leandro Campos sacou Raul e colocou  o volante Carlinhos Santos em campo, liberando Jerson. O ABC conseguiu  se defender bem e foi premiado por uma boa jogada individual de Léo  Gamalho. O atacante recebeu dentro da área de costas para a defesa.  Depois de dominar com categoria, o camisa 11 girou e colocou no canto  direito de Fabiano, fechando o placar e garantindo a liderança do ABC,  que agora soma 11 pontos. 
Já o América permaneceu com 6, na quinta posição, e acumula a terceira derrota consecutiva.
Na quarta-feira o ABC recebe o Potiguar de Mossoró, enquanto o América tenta a recuperação contra o Alecrim, no Nazarenão.
Ficha técnica:
ABC 4 x 2 América
Estádio: Frasqueirão
Árbitro: Pablo Ramon
Gols:  ABC - Washington (22' e 44' 1ºT); Bileu (33' 1ºT) e Léo Gamalho (23'  2ºT); América - Nata (29' 1ºT) e Ricardo Baiano (9' 2ºT)
América:  Fabiano, Fabinho, Edson Rocha, Zé Antônio e Carlinhos; Ricardo Oliveira  (André Beleza), Ricardo Baiano, Nata (Jairo) e Júnior Xuxa; Soares  (Wanderley) e Isac.
Técnico: Flávio Araújo
ABC: Camilo,  Murilo, Eduardo, Flávio Boaventura e Renatinho; Bileu, Luiz Ricardo,  Jerson (Berg) e Raul (Carlinhos Santos); Léo Gamalho e Washington  (Adriano).
Técnico: Leandro Campos 
TRIBUNA DO NORTE