17 de out. de 2018

Alunos de escola em Ceará-Mirim estão há nove anos em casa improvisada

Alunos de uma escola de Ceará-Mirim, na Grande Natal, estão há nove anos estudando em uma casa improvisada, enquanto o prédio, que foi fechado para reforma, não tem obra iniciada. A Escola Municipal Augusto Xavier de Góis fica na Praia de Muriú e atende quase 500 crianças e adolescentes. 

Na sala de aula improvisada, apenas uma das três lâmpadas funciona. Um armário separa os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da cozinha, onde os freezeres estão enferrujados e as panelas usadas para fazer a merenda são guardadas ao lado do banheiro dos funcionários. 

Mofo está espalhado por todo o espaço da escola, além de fiação exposta e ventiladores empoeirados. O quarto onde deveria funcionar a biblioteca é usado como depósito para materiais e alimento. “Nós fazemos o esforço, o possível e o impossível para colocar os filhos em uma escola, para chegar aqui e ver essas condições”, diz Aldemir Gomes, pai de dois alunos. 

Prédio original da escola não passou por reformas e está abandonado — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi 

O prédio original fica em uma das principais avenidas de Muriú, e está abandonado. Eleine Coelho, professora da Augusto Xavier de Góis, diz que a situação é desanimadora. “Como profissional, a gente luta todo dia para fazer o melhor por eles, mas reconhecimento e estrutura a gente não tem”.


#Com informações do G1