12 de out. de 2018

TCE suspende contrato de R$ 1,1 milhão para iluminação pública da Prefeitura de Ceará-Mirim


O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) suspendeu nesta terça-feira, 9, contrato no valor de R$ 1,1 milhão referente a iluminação pública da Prefeitura de Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal. O cancelamento se deu após o TCE identificar várias irregularidades no contrato, que foi feito de forma emergencial pela prefeitura do município para a realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva da iluminação pública de Ceará-Mirim.

De acordo com os autos, a empresa contratada de forma emergencial para iluminação pública atua, na verdade, com atividade médica

Dentre as irregularidades apontadas, pesou o fato da empresa contratada "não ter relação com  a atividade empresarial requerida" e "não possuir em seu quadro funcional algum empregado especializado na área de engenharia elétrica'. De acordo com os autos, "não existe situação motivadora que justifique a dispensa emergencial" e que  a empresa atua, na verdade, com atividade médica. 

O processo foi relatado pela conselheira substituta Ana Paula de Oliveira Gomes na sessão da Segunda Câmara de Contas. De acordo com o TCE, o voto da Ana Paula de Oliveira Gomes, conselheira substituta, acatado por unanimidade foi pela suspensão do contrato até o julgamento do mérito da representação. Também foi acatado que o controle interno da prefeitura de Ceará-Mirim apresenta as causas e indique os responsáveis pela criação da situação emergencial configurada, apresentando o resultado da apuração no prazo de 30 dias. Foi proposta a citação do prefeito e do representante da empresa Releecun no processo.

O cumprimento das decisões será monitorado pela Secretaria de Controle Externo.

# Tribuna do Norte