26 de out. de 2018

Governo de poucos: entenda o que é uma oligarquia

Nessa eleição, desde o primeiro turno, o eleitorado tem rejeitado esses clãs tradicionais regionais da velha política

Oligarquia significa literalmente governo de poucos. É um sistema de governo onde o poder está concentrado em um grupo limitado de pessoas que governam em benefício próprio. Geralmente restrito a famílias que se revezam no poder. Esse grupo pode ser do mesmo partido político, da mesma família, do mesmo setor econômico, ou que simplesmente tenham os mesmos interesses.
De acordo com o Aristóteles, no livro “A Política”, a oligarquia é a degeneração da aristocracia (governo dos melhores), que concentra o poder na nobreza, mas governa de acordo com os interesses do povo.

Como funciona uma oligarquia

Na oligarquia, o governo controla o poder em benefício próprio, sem se preocupar com as necessidades da população. Esta concentração do poder em um pequeno grupo impossibilita a participação do povo no sistema político, e faz com que a cultura, economia e a política país seja controlada por um pequeno grupo social.
Inicialmente, o termo oligarquia era erroneamente utilizado para designar o governo liderado por pessoas da elite, com alto poder aquisitivo, que é designado de plutocracia. No caso da oligarquia, o governo não está relacionada com riqueza, mas sim com a afinidade de interesses.

#TodaPolitica