21 de jun. de 2016

Breve histórico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim.





A Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída em terreno doado pelo Coronel Manoel Varela do Nascimento (o Barão do Ceará-Mirim) e por Antônio Bento Viana (então proprietário do Engenho Carnaubal), no ano de 1851.

A pedra fundamental para a construção dessa igreja foi colocada no dia 21 de fevereiro de 1858 pelo Frei Serafim de Cattânia (autor do projeto arquitetônico), mas as obras somente foram concluídas 42 anos após o seu início, ou seja, no ano de 1900.
Os recursos para a sua construção, vieram do governo da província do Rio Grande do Norte e através de contribuições da população local. A administração das obras ficou a cargo de José Joaquim de Castro Barroca, então proprietário do Engenho Verde-Nasce.
As duas torres, projetadas pelo engenheiro David Williams, têm estilo gótico, de base quadrangular e terminal em agulha, medindo aproximadamente 36 metros e foram concluídas em 1894.
Os sinos foram trazidos em carro-de-boi por dois jovens da época, vestidos a caráter (Fausto Varela e Heráclio Ribeiro de Paiva), em 1889. Um desses sinos pesa 40 arrobas (600 Kg) e foi doado pelo Tenente-Coronel Francisco José Soares do Engenho Cruzeiro. O outro, que pesa 20 arrobas (360 Kg), foi obtido por doação dos fiéis. Esses sinos foram colocados, no lugar em que se encontram, em 01 de janeiro de 1901, na virada do século, data registrada como inaugural, conforme se insere no marco encravado entre o 1º e 2º arco da nave principal.
O Batistério foi ofertado por Josefa Cavalcante Rocha; a Pia Batismal, toda em mármore, foi uma doação de Dona Vitória Duarte Ribeiro; o Sacrário, em bronze, foi doação do Dr. Milton Varela, e chegou à Igreja matriz em 1951.
Por suas dimensões, a matriz de Ceará-Mirim, é a maior igreja do Rio Grande do Norte. Mede 260 palmos de comprimento, equivalente a 57,20 metros e 107 palmos de largura, equivalente a 23,55 metros.
Os demais altares que ladeiam o altar principal, foram construídos, posteriormente, por filhos da cidade.
Segundo Madalena Antunes e Nilo Pereira, o altar-mor de nossa matriz foi inspirado no altar-mor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de São Paulo, que foi construída no início do século XIX.
Hoje tem como pároco o padre Bianor Júnior, sócio benemérito desta Academia, que fez realizar obras de restauração importantíssimas.

#ACLA - Pedro Simões