9 de jun. de 2016

IFRN de Ceará-Mirim lança Carta Aberta à Comunidade


Prezados Moradores de Ceará-Mirim e Região, Servidores e Alunos do IFRN,

Desde que foi inaugurado, em 02 de outubro de 2013, o IFRN – Campus Ceará-Mirim tem o objetivo principal de ser um polo de tecnologia na cidade de Ceará-Mirim e região. Para isso, iniciou suas atividades –  funcionando, desde esta data, no turno matutino (7h às 12h) e no turno vespertino (13h às 18h) – com as primeiras turmas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Operador de Computador e de Reparador de Circuitos Eletrônicos, no âmbito do PRONATEC.

No início do ano de 2014, foram abertas as primeiras turmas do Curso Técnico em Informática, na forma Integrada, e, no segundo semestre do mesmo ano, surgia a primeira turma do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, na forma Subsequente. A opção por iniciar com essas ofertas deveu-se à ampla aceitação desses cursos técnicos nos variados campi do IFRN em todo o estado. No mesmo ano, foram ofertadas diversas outras turmas de cursos FIC.

Obedecendo a um criterioso plano de ofertas, dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRN, em 2015, o Campus Ceará-Mirim lançou as primeiras turmas dos Cursos Técnicos em Programação de Jogos Digitais e Técnico em Equipamentos Biomédicos. Esses cursos são pioneiros em todo o estado e oferecidos em poucos Institutos no Brasil. Dessa forma, o Campus Ceará-Mirim inova e dá oportunidade de amplo conhecimento na formação tecnológica de seus estudantes.

Apesar do pouco tempo de funcionamento (2 anos e 8 meses), o Campus Ceará-Mirim já possui 489 alunos de ensino técnico de nível médio, os quais têm a possibilidade de desenvolver trabalhos de pesquisa e extensão voltados para as questões, as necessidades e os anseios da comunidade.

Além das ofertas regulares, a Unidade tornou-se, também, um polo presencial de Cursos oferecidos pelo Campus de Educação a Distância, atendendo alunos em horários alternativos, durante toda a semana, incluindo os sábados.

Buscando ampliar ainda mais as ofertas de vagas e serviços à comunidade, em 2015 iniciou-se, com muita responsabilidade, um estudo acerca da viabilidade de implementação do turno noturno, a partir do quadro disponível de servidores lotados no Campus Ceará-Mirim. Naquele momento, verificou-se que ainda não havia condições práticas para a introdução imediata do terceiro turno, tendo em vista o fato de que o número de servidores se revelava bastante reduzido. Posteriormente, a partir do mês de janeiro de 2016, iniciou-se o processo de contratação de servidores docentes, chegando próximo ao número de 60 profissionais, nas mais diversas áreas de formação. Além disso, o campus ainda aguarda a conclusão das admissões de servidores administrativos, a qual deverá ser finalizada apenas em 2017, em função de dificuldades impostas pela nova política de contratações do Governo Federal.

Mesmo contando com várias limitações em termos de recursos humanos, os servidores do Campus Ceará-Mirim – baseados no relatório da comissão, formada em agosto de 2015 – decidiram, em assembleia, realizada em maio de 2016, iniciar o funcionamento do turno noturno, no semestre letivo de 2016.2 – início das aulas em setembro –, com novas turmas dos cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática e Equipamentos Biomédicos, ambos na forma subsequente. O edital de seleção para as novas turmas foi lançado no dia 02 de junho de 2016.

Para o ano de 2017, deverão ser ofertados os Cursos de Especialização em Novas Tecnologias aplicadas à Educação e de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. As ofertas desses cursos surgiram a partir de pesquisas junto aos gestores de educação dos municípios da região.

A construção e execução desse plano de ofertas não seria possível sem a participação efetiva dos nossos servidores que, em suas atividades diárias, cumprem com eficiência e responsabilidade a gratificante tarefa de servir à sociedade a partir das demandas da comunidade.

Diante do exposto, esperamos ter contribuído com o debate democrático e respeitoso no esclarecimento dos questionamentos da sociedade local.

Por fim, a Direção do Campus Ceará-Mirim agradece, desde já, a atenção de todos, reafirmando o seu compromisso na oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade, para toda a comunidade local.

Ficamos à disposição de toda a sociedade para quaisquer outros questionamentos e esclarecimentos. 


Ceará-Mirim,  09 de junho de 2016.