13 de nov. de 2018

Quadrinhos: Roteirista e Jornalista visitam escola estadual em Ceará-Mirim para conhecer projeto




 Milena Azevedo  e Glácia Marilac estiveram na cidade para conhecer o projeto "Confabulando em Quadrinhos", da Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim. 

Assim Milena descreveu a experiência em seu site.:

Três momentos de HQs em Ceará-Mirim



Durante a FLiQ desse ano, conheci a Prof. Claudiane, que levou seus alunos da Escola Barão de Ceará-Mirim para visitar o evento e também comprou o Amor em Quadrinhos.
Na ocasião, ela me falou (com um brilho nos olhos) sobre o projeto “Confabulando em quadrinhos com Câmara Cascudo”, feito pelos alunos do 7º ano. E me pediu para ir até a escola e conhecer o passo-a-passo e os alunos que participaram do projeto.
Eis que conseguimos marcar a visita para o dia 07 de novembro, e eu fui acompanhada da amiga Glacia Marillac, pois também iríamos falar sobre o processo criativo do Amor em Quadrinhos.
Acordamos bem cedo, pois era preciso pegar o primeiro trem para Ceará-Mirim, que sai da Estação da Ribeira às 6h48 da manhã.
Chegando à escola, tivemos três momentos de quadrinhos num manhã bem produtiva.
Abri os trabalhos do dia apresentando o Visualizando Citações - vol.2, pois apesar de já ter feito a doação para as 100 escolas, fiz questão de levar 05 exemplares para a Biblioteca da Barão de Ceará-Mirim.

No segundo momento, a Prof. Claudiane relatou toda a ideia do “Confabulando em quadrinhos com Câmara Cascudo” (ela selecionou cinco textos de Cascudo e a partir deles os alunos escreveram uma fábula e essa fábula foi adaptada para uma HQ). Eles apresentaram o trabalho em três instituições e chegaram a ganhar prêmio e tudo.
Finalizando, eu e Glacia falamos sobre o Amor em Quadrinhos, e como os poemas dela foram adaptados para quadrinhos por mim. Aproveitei para mostrar aos alunos como se escrevia um roteiro de HQ e comparei uma página do roteiro com a página desenhada.
Espero que os alunos da Barão de Ceará-Mirim tomem gosto e sigam fazendo mais quadrinhos

# Milena Azevedo