20 de mai. de 2018

Quem foi esse Ceará-mirinense: Júlio Senna

SÉRIE: 


SENNA, Júlio Gomes de - Nasceu em Ceará-Mirim-RN, a 20.05.1892, filho de Galdino Gomes de Senna e Maria Gomes de Senna. Cursou o secundário no Atheneu Norte-rio-grandense, em Natal. Formou-se em Engenharia Topográfica e Rural (1933), na Escola Superior de Medicina Veterinária e Agronomia de Belo Horizonte-MG, e em Agronomia (1935), na Escola Agrícola da Bahia, em Salvador. Posteriormente, faria o curso de Técnico em Assuntos Postais-telegráficos (1940), na escola de Aperfeiçoamento dos Correios e Telégrafos, no Rio de Janeiro. Recebeu, ainda, títulos do Curso de Agrônomo Regional pelo Ministério da Agricultura e do Curso de Ecologia Agrícola da Escola Nacional de Agronomia. 

Casou-se com d. Maria Salomé Fernandes Senna com quem teve quatro filhos: Nedy, José, Nilton e Neide (estes dois últimos já falecidos). Foi Diretor do Campo Experimental "Otávio Lamartine", em Jundiaí, Macaíba-RN; Chefe do Tráfego Postal da Diretoria Regional do DCT – Departamento dos Correios e Telégrafos, no então Distrito Federal-RJ; Inspetor Geral do DCT e Chefe da Secção de Engenharia e Produção do Município de Anápolis-GO. 

Afora suas atividades profissionais vinculadas a tais organizações, realizou diversas pesquisas e estudos, destacando-se a obra Ceará-Mirim, Exemplo Nacional, (1938-1972), publicado em dois volumes, a cujo respeito João Medeiros Filho confessa só haver tomado conhecimento em 1973, inclusive pela circunstância de, na oportunidade, estar trabalhando com Edgar Barbosa, que a prefaciara: Não fora isso, diz ele, e ainda estaríamos a ignorar essa como tantas outras obras que enriquecem o patrimônio intelectual norte-riograndense (...). E completa: Entretanto, livros dessa espécie deveriam estar ao alcance de todos os que desejassem conhecer de perto a terra e o homem que nela vive (1983, 173). Segundo referido autor, este trabalho aborda em profundidade a geografia, a história e a sociologia daquele município, numa linha similar à abordagem de Euclides da Cunha em Os Sertões. Júlio Gomes de Senna publicou, ainda, 

O Ensino Agronômico no Brasil (1940), A Farinha de Trigo no Centro Geográfico da Nação Brasileira (1946), e Pesquisa e Orientação Econômica Municipal (1950), deixando inéditos vários outros trabalhos. É nome de escola municipal em Ceará-Mirim. Faleceu no Rio de Janeiro, a 10 de junho de 1972. 

Bibliografia SENNA, Júlio Gomes de. Ceará-Mirim - Exemplo Nacional, Vol. I. Rio de Janeiro: Ed. Pongetti, 1974. MEDEIROS Filho, João. Contribuição à História do Rio Grande do Norte. Natal: 1983. Informações prestadas por sua filha, Nedy Senna.