26 de nov. de 2015

IFRN capacita servidores na manutenção de usinas de energia solar de Ceará-Mirim e outros municípios



O IFRN realiza nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de novembro, uma capacitação voltada a servidores, coordenadores de manutenção, engenheiros e professores. O treinamento é referente à operação e manutenção das plantas solares, nome usado para se referir às instalações fotovoltaicas, que produzem energia elétrica a partir da energia solar.
A capacitação começou na manhã de hoje (26) e segue até a manhã da sexta (27). Promovida pela Diretoria de Engenharia do Instituto, é ministrada pelo engenheiro Gustavo Malagoli, da Alsol Energias Renováveis, empresa responsável por parte das usinas fotovoltaicas do Instituto. Gustavo foi responsável pelo projeto de todas as usinas em funcionamento na Instituição.  "O contrato de prestação de serviço assinado com a Alsol previa o planejamento, a cessão dos equipamentos, instalação e a capacitação dos servidores responsáveis pela manutenção", explicou Franclin Róbias, engenheiro eletricista do IFRN..
A previsão é que a vida útil das usinas fotovoltaicas seja de 25 a 30 anos. A manutenção exige a limpeza dos painéis que absorvem a luminosidade do sol e a inspeção dos equipamentos e conexões elétricas. De acordo com Franclin, os defeitos são controlados remotamente, através da internet. "Quando existe algum problema, entramos em contato com a equipe de manutenção e pedimos para verificar se está acontecendo alguma coisa de anormal. A partir daí é tomada a decisão sobre o tipo de intervenção que precisa ser feita", explica. Segundo o engenheiro, desde que entraram em funcionamento, foram detectados apenas algumas anormalidades com inversores, que estão sendo recolhidos e enviados para assistência técnica. Também é usado no acompanhamento uma câmera termográfica, que faz imagens da radiação infravermelha e permite detectar os pontos quentes, com aquecimento anormal do equipamento, nas células dos painéis e nas conexões elétricas.

USINAS FOTOVOLTAICAS NO IFRN
Hoje, o IFRN possui 7 usinas fotovoltaicas em funcionamento, na Reitoria e nos campi Canguaretama, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Currais Novos, Parelhas e São Gonçalo do Amarante, o que chega a somar 614 kW fotovoltaicos em operação. Outros 187 kW no Campus Natal-Central aguardam inspeção da COSERN, podendo entrar em funcionamento nos próximos dias. Além desses, estão contratados 50kW para Lajes e 112 kW para o Campus Pau dos Ferros, os quais serão entregues em 2016.  Segundo Róbias, há expectativa de que mais um ou dois campi  sejam contemplados ainda nesse ano.
Nos últimos seis meses o IFRN produziu 418 MWh, deixando de pagar R$ 155 mil pelo fornecimento de energia elétrica, e evitando a descarga de 37 toneladas de CO2 na atmosfera. O Instituto foi a primeira instituição pública brasileira a usar micro e minigeradores conectados à rede de distribuição de energia elétrica, conforme Resolução Normativa 482/ANEEL.

#IFRN