Por volta das 23:30h do domingo, dia 29/04/2017, Policiais da viatura de Ceará Mirim/RN, quando em patrulhamento, foram acionados por um cidadão que disse que um elemento moreno trajando moleton branco com preto de posse de uma arma de fogo havia subtraído seu relógio. Que diante do relato a equipe realizou buscas e conseguiu abordar o suspeito na rua Oscar Brandão. O elemento tem 24 anos, residente na Cidade de Deus em Ceará Mirim/RN. Com o suspeito foi encontrado o referido relógio da vítima, uma arma de fogo artesanal municiada com uma munição percutida mas não deflagrada de calibre 9mm, R$ 140,00 em dinheiro e uma pulseira metálica. Que foi prontamente reconhecido pela vítima tendo sido conduzido a Delegacia de Plantão da Zona Norte para a realização de procedimentos cabíveis.
30 de abr. de 2018
Polícia Militar prende elemento armado após roubo em Ceará-Mirim
PM prendeu homem com arma de fogo em Ceará-Mirim
Nesta segunda-feira 30 de abril, após denúncia de que homens amados teriam entrado em área de mata por trás da Estação Ferroviária de Ceará Mirim, policiais militares da 3ª Companhia do 11º Batalhão foram ao local e durante as buscas ouviram um disparo de arma de fogo nas proximidades.
Na diligência foi encontrada um indivíduo de 24 anos, o qual estava portando uma Pistola calibre 765 com uma munição. Ele foi preso e conduzido a Delegacia de Ceará Mirim para os procedimentos cabíveis. Essa foi a segunda arma apreendida em Ceará Mirim pela Polícia Militar em menos de 24h.
#Assecom 3ªCIA/11ºBPM
Sinal analógico de TV será desligado em Ceará-Mirim no mês de maio
O sinal analógico de TV vai ser desligado em três capitais do Nordeste e duas da Região Norte no final de maio. A previsão é que o desligamento ocorra no dia 30. Terão o sinal desligado no Nordeste Natal (RN), Maceió (AL) e Teresina (PI). Já no Norte, o desligamento ocorrerá em Belém (PA) e Manaus (AM).
Até o momento, o sinal analógico já foi desligado em 13 capitais. A previsão era de que Aracaju e João Pessoa também tivessem o sinal desligado nessa data, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não divulgou se ele ocorrerá ou se haverá mudança no cronograma.
No Rio Grande do Norte, além de Natal, terão o sinal analógico desligado os municípios de Arês, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Pedro, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Taipu, Tibau do Sul, Vera Cruz, Vila Flor.
Em Alagoas, também terão o sinal desligado os municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos, Satuba.
Já no Piauí, o desligamento também ocorrerá em Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Nazária, Teresina. A cidade de Timon, no Maranhão, vizinha da capital do Piauí, também terá o sinal analógico desligado.
Na Região Norte, no estado do Pará, também ocorrerá o desligamento em Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bujaru, Cachoeira do Arari, Colares, Marituba, Ponta de Pedras, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará, Santo Antônio do Tauá. No Amazonas, o desligamento atingirá também as cidades de Careiro da Várzea e Iranduba.
Kits
A agência reguladora está entregando kits, compostos por conversores e antenas, para as famílias atendidas por programas sociais do governo federal (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica) que não possuem aparelhos de TV que captam o sinal digital. Até o momento, já foram distribuídos em todo o país 9 milhões de kits.
O próximo desligamento está previsto para acontecer em agosto. De acordo com a Anatel, com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e Internet 4G no Brasil.
#EBC
29 de abr. de 2018
Globo FC e Salgueiro empatam em Ceará-Mirim pela série C
Após sair atrás no placar, o Globo FC teve a chance de virar contra o Salgueiro aos 45 minutos do segundo tempo, mas Romarinho perdeu pênalti. Se tivesse vencido, a equipe potiguar passaria a ocupar a segunda posição do difícil Grupo A da Série C. O empate por 1 a 1 no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, acabou sendo melhor para o time pernambucano, que leva um ponto na bagagem.
Com resultado o Globo chegou aos quatro pontos, e ocupa momentaneamente a quarta posição do Grupo A. O Salgueio agora tem dois pontos, e fica na nona colocação.
O Globo foi a campo com duas novidades. A primeira foi a entrada do meia Jean Natal, que ganhou a titularidade após a boa exibição contra o Remo. A segunda foi a estreia do atacante Max. Jean deu nova dinâmica à equipe, e Max também teve boa participação, embora as bolas alçadas não tenham sido muito boas. O Salgueiro, por outro lado, contava com as boas defesas de Mondragon e mostrou mais eficiência na frente. O Carcará teve a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti, mas Dadá Belmonte parou no goleiro Welligton. Pouco depois, o próprio Dadá recebeu na grande área e chutou forte para balançar as redes.
Na segunda etapa, o Globo voltou a campo com o meia Renatinho Potiguar. O jogador chegou a ser técnico interino da Águia de Ceará-Mirim no segundo turno do Campeonato Potiguar, mas decidiu retornar aos gramados. O veterano esteve muito bem e foi peça importante para a reação da equipe no Barretão. O empate veio em chute de longe de Jean Natal, que Mondragon aceitou. A virada do Globo, que era vista como uma questão de tempo dado o volume de jogo dos donos da casa, só não foi sacramentada porque Romarinho desperdiçou cobrança de pênalti aos 45 minutos.
O Globo volta a campo no sábado, quando encara a Juazeirense no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O Salgueiro joga no domingo, no Cornélio de Barros, contra o Atlético-AC.
#Tribuna do Norte
28 de abr. de 2018
27 de abr. de 2018
IFRN em Ceará-Mirim promove I Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre
O IFRN - Campus Ceará-Mirim sedia neste sábado, 28, a primeira edição do Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre da cidade. O evento conta com a organização da PotiLivre - Comunidade Potiguar de Software Livre, que tem a participação de diversos profissionais da área de tecnologia da informação residentes no Rio Grande do Norte.
A FLISOL oferece atividades durante os turnos matutino e vespertino. A programação completa pode ser acessada clicando aqui. Clique aqui para realizar sua inscrição.
Um dos destaques do evento é o momento "Reinventando para evoluir: Empodere-se!", destinado apenas para o público feminino presente no evento.
SOBRE
FLISOL O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica. O evento é direcionado para todo tipo de público: estudantes de todos os tipos e níveis, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, empreendedores, entusiastas e ainda pessoas que não possuem muito conhecimento em informática.
* Com informações do site do FLISoL.
TRE marca eleição suplementar em Ceará-Mirim para 03 de junho de 2018
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizará eleições suplementares nos municípios de João Câmara e Ceará-Mirim no dia 03 de junho de 2018. Na mesma data também ocorrerão eleições suplementares nas cidades de Pedro Avelino, Galinhos, São José de Campestre e Parazinho, para escolha dos novos Prefeitos e Vice-prefeitos que substituirão os que foram cassados após os julgamentos pela Corte Eleitoral Potiguar. Na próxima segunda-feira (30) será publicado no DJE as Resoluções com o calendário eleitoral das eleições suplementares em João Câmara e em Ceará-Mirim.
Cartório Eleitoral de Ceará-Mirim notifica presidente da câmara municipal para que ele assuma o cargo de prefeito interinamente
Após a publicação do julgamento dos embargos, o TRE-RN esteve na sede do poder legislativo da cidade de Ceará-Mirim notificando o presidente da câmara, Ronaldo Marques, para que ele assuma o cargo de prefeito até a realização de novas eleições. A decisão ainda pode ser revista após julgamento de recurso ou do mérito no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
26 de abr. de 2018
Alerta: Câncer é a principal causa de mortes em 11 cidades no RN, diz pesquisa
O câncer tem sido a principal causa de mortes em 11 cidades, no Rio Grande do Norte. A informação é de uma pesquisa publicada pelo Observatório de Oncologia, que monitora dados sobre câncer no país, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. O estado seria o segundo do Nordeste entre aqueles em que a doença é a principal causa de morte entre a população.
São José do Campestre, município localizado a 110 quilômetros de Natal, lidera o ranking no território estadual com mais mortes por câncer entre seus habitantes. Somente em 2015 foram 18 óbitos em virtude da doença.
Nos anos seguintes o câncer permaneceu mortal em São José de Campestre, mas reduziu quase pela metade nos anos seguintes: 10 mortes em 2016; nove mortes em 2017; e três mortes até o momento, em 2018, apontou o estudo.
Uma das pessoas que sofreram e ainda sofrem com o câncer é a agente de saúde Maria das Dores de Souza, moradora exatamente do município interiorano do estado. Ela descobriu em 2015 que tinha câncer de mama, mas após vencer a luta contra a doença, novamente foi acometida, desta vez nos rins.
"Morro de medo pelos meus filhos porque por parte de pai e mãe a gente já teve. O pai chegou a falecer e eu estou, graças a Deus, vencendo. Venci o de mama e, três anos depois, venci o de rim. Mas é assustador", relatou ela à reportagem da Inter TV Cabugi.
Mais de três mil mortes em 2015
No Rio Grande do Norte, 3.158 pessoas morreram em virtude de algum tipo de câncer em 2015. A maioria das vítimas tinha faixa etária de 70 a 79 anos: 746 delas, ou 23,6% do total. O estudo do Observatório de Oncologia também aponta que mais da metade dos potiguares que morreram naquele ano eram do sexo masculino: 1.627, o que representa 51,5% do total. O público feminino ficou com 48,5%, (em número absolutos: 1.531 vítimas).
Juntamente com São José do Campestre estão mais dez cidades onde o câncer mata mais do que outras variáveis: Messias Targino, com nove mortes em 2015; Ouro Branco, Parazinho, Rafael Fernandes e Senador Elói de Souza, com sete mortes cada; Pilões e Serrinha dos Pintos, com seis óbitos em cada; Pedra Grande, com cinco mortes; e Santana do Seridó e Taboleiro Grande, ambos com duas mortes por câncer cada.
#G1
Julgamento no TRE: Embargos de Declaração dos prefeitos de Ceará-Mirim e João Câmara devem ser julgados hoje
Expectativa nos meios políticos e administrativos dos municípios de João Câmara e Ceará-Mirim com o julgamento dos Embargos de Declarações impetrados pela defesa dos dois prefeitos que se mantém em seus cargos por força de mandado de segurança conseguidos junto ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
O plenário da Corte eleitoral do Rio Grande do Norte se reúne a partir das 14h. Os dois prefeitos tiveram os diplomas cassados por decisão unanime da corte eleitoral. Tendo sido afastados do cargo de imediato e retornado por decisão do ministro do TSE.
No caso de João Câmara o julgamento do embargo de declaração estava previsto para ocorrer na terça-feira(24), mas foi adiado para a sessão desta quinta-feira(26).
#Blog de Assis
25 de abr. de 2018
Em oito dias, pelo menos 9 veículos foram roubados ou furtados em Ceará-Mirim. 4 foram recuperados.
Em um período aproximadamente de uma semana (14/04 a 21/04), nada menos que 9 veículos entre carros e motos foram roubados ou furtados na cidade dos verdes canaviais. Dois deles foram furtados nas feiras do Centro e das Cinco Bocas e um outro no bairro Santa Águeda. Os demais foram roubados por indivíduos armados em Nova Ceará-Mirim, Novo Horizonte, Planalto e Capela. Quatro desses veículos foram abandonados e recuperados após diligências das forças de segurança pública.
O povo não tolera mais certas atitudes, diz juiz do TRE-RN sobre cassação de prefeitos
O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Rio Grande do Norte, Wlademir Capistrano, apontou uma percepção renovada da população potiguar – em parte estimulada pelos reflexos da Operação Lava Jato – para justificar a quantidade de prefeitos e vice-prefeitos que tiveram seus mandatos cassados no Estado desde o início de 2017. “Estamos vivendo em um momento em que o povo está mais exigente com as pessoas que são ou se lançam como agentes políticos. Certas atitudes que antes eram toleradas pelo público, não são mais.
Em alguns casos, os políticos não perceberam essa mudança de comportamento e insistem em práticas corruptivas no campo eleitoral, como abuso de poder político-econômico; compras de voto e uso excessivo de meios de comunicação, que são concessões públicas e não devem ser usados para proselitismo eleitoral. As pessoas estão mais dispostas a denunciar esse tipo de comportamento”, avaliou o magistrado. Desde 1º de janeiro de 2017, quando foram iniciados novos mandatos nos Executivos municipais, dez prefeitos tiveram seus diplomas cassados pelo TRE-RN:
Iomária Rafaela Carvalho (MDB) – ex-prefeita de Água Nova [28/09/2017]
Leonardo Lisboa (PSD) – ex-prefeito de Passa e Fica [02/12/2017]
Fernanda Costa (MDB) – ex-prefeita de Santa Cruz [31/01/2018]
Rita de Luzier de Souza Martins (DEM) – ex-prefeita de Parazinho [08/03/2018]
Fábio Rodrigues de Araújo (PRB) – ex-prefeito de Galinhos [08/03/2018]
Maurício Caetano Damacena (DEM) – prefeito de João Câmara [13/03/2018]
Neide Suely Muniz Costa (DEM) – ex-prefeita de Pedro Avelino [05/04/2018]
Alda Romão (PSD) – ex-prefeita de São José do Campestre [10/04/2018]
Marconi Barreto (PSD) – prefeito de Ceará-Mirim [10/04/2018]
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o prefeito de João Câmara, Maurício Damacena, retornasse ao seu cargo. O ministro Admar Gonzaga avaliou que houve “manifesta ilegalidade” na determinação do TRE. A determinação vale até que a Corte potiguar aprecie os possíveis embargos propostos pelos advogados de Damacena. O entendimento foi aplicado do mesmo modo ao prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barreto, que compartilha dos mesmos advogados de Damacena, e também teve seu mandado de segurança amparado pelo ministro Admar Gonzaga.
Apesar da intervenção do TSE, Wlademir Capistrano afirmou que o TRE-RN atua baseado em provas irrefutáveis. Todos os mandatos cassados, segundo ele, foram resultados de investigações extensas e minuciosas. “Quando a Justiça Eleitoral é demandada, ela investiga por meio de processo que garante ampla defesa e produção de provas para todas as partes. A Justiça Eleitoral cassa baseada em elementos fortes identificados em um conjunto de provas.
Antonio Carlos Peixoto Nunes (PSD) – ex-prefeito de Paraú [26/09/2017]
Iomária Rafaela Carvalho (MDB) – ex-prefeita de Água Nova [28/09/2017]
Leonardo Lisboa (PSD) – ex-prefeito de Passa e Fica [02/12/2017]
Fernanda Costa (MDB) – ex-prefeita de Santa Cruz [31/01/2018]
Rita de Luzier de Souza Martins (DEM) – ex-prefeita de Parazinho [08/03/2018]
Fábio Rodrigues de Araújo (PRB) – ex-prefeito de Galinhos [08/03/2018]
Maurício Caetano Damacena (DEM) – prefeito de João Câmara [13/03/2018]
Neide Suely Muniz Costa (DEM) – ex-prefeita de Pedro Avelino [05/04/2018]
Alda Romão (PSD) – ex-prefeita de São José do Campestre [10/04/2018]
Marconi Barreto (PSD) – prefeito de Ceará-Mirim [10/04/2018]
Apesar da intervenção do TSE, Wlademir Capistrano afirmou que o TRE-RN atua baseado em provas irrefutáveis. Todos os mandatos cassados, segundo ele, foram resultados de investigações extensas e minuciosas. “Quando a Justiça Eleitoral é demandada, ela investiga por meio de processo que garante ampla defesa e produção de provas para todas as partes. A Justiça Eleitoral cassa baseada em elementos fortes identificados em um conjunto de provas.
Identificando a prática de uma dessas condutas ilícitas, a Justiça tem que efetivamente cassar os mandatos, porque esse tipo de atuação corrompe a legitimidade do candidato e a soberania popular”, disse, ressaltando: “O mandatário tem que ser o legítimo representante da soberania livre e não da comprada”.
#AgoraRN
24 de abr. de 2018
Projeto da Faculdade Estácio chamado "No Curso do seu sonho" estará em Ceará-Mirim no dia 27/04
A Faculdade Estácio põe na estrada o projeto “No curso do seu sonho”, que percorre cidades do Brasil ao longo de um ano. O objetivo é levar à população a oportunidade de realizar o sonho do Ensino Superior, como também, dispor à comunidade vários serviços de utilidade pública e ações nas áreas de saúde e orientação jurídica. No RN, as cidades de Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim foram as escolhidas para a prática do projeto.
No caminhão também funcionará um vestibular itinerante, no qual os candidatos poderão realizar o exame gratuitamente, além de esclarecer dúvidas sobre matrícula/cursos. Conjuntamente, estão disponíveis os serviços de atendimento sócio-jurídico, avaliação e orientação nutricional, verificação de pressão, avaliação glicêmica capilar, e conscientização sobre incontinência urinária. Todas estas atividades serão realizadas por alunos coordenados por professores da instituição.
NO CURSO DO SEU SONHO
Ceará-Mirim
Data: Quinta-feira, 27/04
Local: CRAS Urbano - Rua Professora Maria de Lourdes de Oliveira, 113. Bairro Nova Descoberta
Horário: 10h às 15h
#Estacio
Adolescente morre enforcado em Ceará-Mirim
Na manhã desta terça-feira (24/04), um menino de 15 anos foi encontrado morto com uma corda no pescoço na comunidade de Aningas, Zona Rural de Ceará-Mirim. As primeiras informações segundo populares, é que o adolescente estaria brincando com a corda quando houve um acidente. ITEP, Polícia Militar e Polícia Civil fizeram os procedimentos cabíveis no local.
Polícia Civil prende homem em Ceará Mirim por tentativa de homicídio
Policiais Civis da Delegacia de Ceará-Mirim prenderam um homem de 34 anos na tarde desta segunda-feira 23/04, na Rua Djalma Sobral, bairro São Geraldo, Ceará-Mirim, região Leste do Rio Grande do Norte.
Contra ele, existia um Mandado de Prisão da Comarca de Ceará-Mirim referente a uma tentativa de homicídio.
O acusado estava na casa do seu pai no momento da prisão e não esboçou reação, sendo detido e conduzido a delegacia local.
#Com informações do Icem Caraúbas
23 de abr. de 2018
Ceará-Mirim: divulgado o resultado do processo seletivo da secretaria de educação
Resultado para cuidador de aluno:
Central do Cidadão de Ceará-Mirim começa a emitir Carteira de Trabalho
Serviço também está disponível nas Centrais de Natal, Alexandria, Apodi, João Câmara, Mossoró e SJM.
A partir de hoje (23), a Central do Cidadão do município de Ceará-Mirim inicia o serviço de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Serão emitidos cerca de 220 documentos por mês. O serviço também está disponível nas Centrais de Natal (Shopping Estação e Via Direta), Alexandria, Apodi, João Câmara, Mossoró (rodoviária e Estação Shopping) e São José de Mipibu.
“A carteira de trabalho é instrumento fundamental de cidadania, indispensável para o emprego e para a garantia dos direitos do trabalhador. Por isso ela precisa ser obtida com toda facilidade e no local onde as pessoas vivem, inclusive nos lugares mais distantes. Por isso o Governo do Estado está ampliando o seu acesso no momento em que estamos trabalhando na reforma e ampliação de todas as Centrais do Cidadão. Um investimento de cerca de R$ 42 milhões, por meio do projeto Governo Cidadão com recursos de empréstimo do Banco Mundial”, explica o secretário do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Vagner Araújo.
A Central do Cidadão do município funciona na Rua Rodolfo Garcia, 602, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Além da carteira de trabalho, são oferecidos os serviços do Detran, Itep, Ipern, Receita Federal, Tribunal Eleitoral e Agência de Fomento do RN. A unidade realiza cerca de 8 mil atendimentos mensais.
O Programa Central do Cidadão oferece à população um conjunto de serviços públicos essenciais, centralizados geograficamente em um único espaço, integrando-os por meio de parcerias com as esferas públicas federal e municipal e com a iniciativa privada.
22 de abr. de 2018
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda (23/04)
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa amanhã (23) e segue até 1º de junho. Fazem parte do grupo prioritário da vacina idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
De acordo com o Ministério da Saúde, os grupos prioritários totalizam 54,4 milhões de pessoas. A pasta informou que adquiriu 60 milhões de doses, que serão entregues aos estados em etapas. “O Ministério da Saúde está assegurando vacina para 100% do público-alvo da campanha”, acrescentou, em nota.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, segundo o governo brasileiro, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados, portanto, grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
#EBC
Globo perde para o Remo e sofre primeira derrota na Série C do Brasileirão
Em partida disputada no estádio Mangueirão, em Belém, o Globo perdeu por 1 a 0 para o Remo e conheceu sua primeira derrota na Série C do Campeonato Brasileiro. O duelo foi válido pela segunda rodada do grupo B da competição nacional.
O gol dos paraenses foi marcado pelo centroavante Isac aos 29 minutos da etapa inicial. O camisa 9 cobrou pênalti sofrido pelo jogador Elielton e deu a primeira vitória do Leão na 3ª divisão.
As equipes somam três pontos em dois jogos e estão ao lado de Atlético Acreano e Confiança. Pela terceira rodada a Águia de Ceará-Mirim joga em casa e o Remo fora. O time potiguar recebe o Salgueiro no domingo, 29, às 17h, no estádio Barretão. Já os paraenses vão enfrentar a Juazeirense no estádio Adauto Morais, em Juazeiro, na Bahia, no sábado, 28, às 19h.
# SNeri
20 de abr. de 2018
Alerta para surto de conjuntivite: Sesap/RN emite nota técnica
A conjuntivite é uma inflamação que geralmente ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. No entanto, traz alguns incômodos como deixar os olhos vermelhos e lacrimejantes, as pálpebras inchadas e grudadas quando a pessoa acorda, uma sensação de areia ou de ciscos nos olhos, coceira, visão borrada, presença de secreção nos olhos e dor ao olhar para a luz. No intuito de deixar a população preparada para a prevenção do problema, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) preparou uma Nota Técnica com dicas e informações sobre os cuidados que as pessoas com a doença devem tomar.
De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Maria Lima, a conjuntivite pode ser causada por vírus e bactérias. Nesses casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados. Mas há também situações em que pode ser provocada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes.
É uma doença caracterizada pela inflamação da membrana conjuntiva que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras. É de extrema importância agir corretamente no tratamento. Caso suspeite estar com conjuntivite, procure imediatamente um médico na sua Unidade Básica de Saúde mais próxima para que seja investigado o agente causador. Nada de automedicação, pois alguns colírios são altamente contra-indicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.
Além do tratamento indicado pelo médico, alguns cuidados devem ser seguidos como lavar os olhos e fazer compressas com água fria após ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde, não coçar os olhos, não usar remédios caseiros, antes de colocar as mãos no rosto, lavá-las com água e sabão, usar óculos escuros, suspender o uso de lentes de contato e evitar lugares com grande aglomeração de pessoas.
Para evitar a contaminação em casos de surto da doença, a Sesap sugere que se lave com frequência o rosto e as mãos, com água e sabão e que seque com toalhas e lenços descartáveis, não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza, de sabonete, toalha e colírios. Evite frequentar piscinas de academias ou clubes, e saunas que não estejam devidamente tratadas, e caso conviva com uma pessoa que esteja com conjuntivite, não compartilhe toalha, lenço, copo, travesseiro e outros objetos de uso pessoal.
#Com informações da Sesap/RN
19 de abr. de 2018
Max, ex-América e Palmeiras é contratado pelo Globo de Ceará-Mirim
Ex-jogador do América-RN e sonho de torcedores rubros para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, o atacante Max vestirá a camisa do Globo FC na sequência da temporada. O centroavante de 34 anos está fechado com a Águia de Ceará-Mirim e vai reforçar a equipe do técnico Fernando Tonet na Série C. O jogador, que ainda acerta últimos detalhes da rescisão de contrato com o Inter de Lages, se apresenta na segunda-feira, no Complexo Barretão.
Pelo Inter de Lages, Max marcou seis gols no Campeonato Catarinense deste ano. Em 2017, já havia feito cinco gols pela equipe catarinense. Na última temporada, defendeu ainda Tombense, com oito gols, e Cabofriense, com mais oito gols.
No América-RN, ficou marcado por gols decisivos nos acessos à Série A e Série B em 2006 e 2011, respectivamente. Também integrou o Alvirrubro campeão estadual do centenário, em 2015. Com a camisa rubra, tem mais de 45 gols em jogos oficiais. O nome do "Homem de Pedra" era o sonho de consumo da diretoria do Mecão para a disputa da Série D, ciente da carência de um goleador desde o início da temporada. O reencontro, no entanto, não será possível.
Na carreira, Max ainda passou por clubes como Palmeiras, Náutico, Boavista, Caldense, Guarani e Sampaio Corrêa.
No Globo, Max chega para preencher uma lacuna deixada desde a saída de Gláucio. Vai assumir a camisa 9 da Águia, que na estreia na Série C foi usada por Gedson.
#Com informações do G1
Encerrada a greve dos professores da rede estadual
Categoria suspendeu movimento grevista após o Sinte conseguir do Governo do Estado o pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial de 2018, e mais o retroativo de janeiro a março.
Os professores da rede estadual de ensino decidiram pela suspensão da greve, iniciada há 29 dias. Os trabalhadores optaram pelo fim do movimento grevista em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (19) e devem retornar às escolas na segunda-feira (23).
A categoria suspendeu o movimento grevista após o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), mediado pela Justiça, conseguir do Governo do Estado a garantia do pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial de 2018, bem como o retroativo acumulado de janeiro a março.
O Piso, conforme prometido pelo governo, será implementado para os trabalhadores ativos já neste mês de abril. Os aposentados devem receber em seis parcelas, de abril a setembro deste ano.
O retroativo, tanto para ativos quanto aposentados, será pago de outubro de 2018 a março de 2019, em seis parcelas.
Educadores do Município mantêm greve
Na próxima segunda-feira, os educadores de Natal vão se reunir em mais uma assembleia geral, às 8h30, na ASSEN, no bairro de Petrópolis. Em pauta estará, segundo o Sinte, a avaliação do movimento grevista, iniciado em 21 de março para reivindicar a correção do Piso Salarial 2018, melhores condições de trabalho, reformas nas escolas e concessão de direitos que vêm sendo negados.
Segundo o sindicato da categoria, até o momento é esperado que o Prefeito recém-empossado, Álvaro Dias, convoque os sindicalistas e apresente uma nova proposta para pagar o Piso.
Na assembleia realizada na última terça (17) os educadores da capital voltaram a negar a última proposta do Executivo Municipal, considerada "inaceitável". A proposta sugeria pagar o Piso Salarial apenas em junho, sem pagar o retroativo relativo a janeiro, fevereiro, março, abril e maio deste ano.
#Globo.com
"O Ministério do Verde Nasce" será lançado em Ceará-Mirim
Ana Cláudia Trigueiro lança livro "O Mistério do Verde Nasce"
No dia 27 de abril, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, em Ceará-Mirim, haverá o lançamento de mais um romance de época da escritora potiguar
No dia 27 de abril, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, em Ceará-Mirim, haverá o lançamento de mais um romance de época da escritora potiguar Ana Cláudia Trigueiro de Lucena, em parceria com CJA.
O Mistério do Verde Nasce, conta as lembranças da idosa Maria, que principia a narrativa, sonhando com a infância em um engenho do vale do Ceará-Mirim. A propriedade que dá nome ao livro já foi mencionada nas obras de Nilo Pereira (que nasceu lá) e de Magdalena Antunes, em seu “Oiteiro: memórias de uma sinhá moça”.
O livro narra uma sucessão de experiências memorialísticas que vão do final do século XIX até o começo do século XX. Ambientado no campo e também na Inglaterra no período da revolução industrial.
A viagem à Inglaterra vitoriana se dá por uma curiosidade que intriga os cearamirineneses: um misterioso túmulo erguido no alto de uma encosta do Verde Nasce, de onde se pode avistar todo o vale. Sua história até hoje intriga os moradores da cidade e regiões circunvizinhas.
Talvez por sua imponência (o mausoléu tem uma lápide em mármore vinda da Inglaterra, com inscrições em inglês) ou por ser muito antigo (data de 1881) ou ainda, por sua ocupante (Emma Campbell) ser uma inglesa que morreu misteriosamente aos vinte e seis anos.... talvez por todos esses fatores juntos, há um grande interesse sobre a construção. Decorridos cento e trinta e sete anos, a inglesa permanece um mistério. É esse segredo que a esperta protagonista Maria, se esforça por descobrir, enquanto vive sua vida de menina de engenho, na década de trinta.
O livro também trata das nossas comidas, do nosso jeito de falar e até mesmo das nomenclaturas populares de mazelas como: “antójo”, “farnizim” e “espinhela caída”. Alguns clássicos contados de maneira peculiar por uma exímia contadora de histórias (a avó de Maria) trazem expressões que só os norte-rio-grandenses conseguirão compreender, sem recorrer às notas de rodapé.
Temas de interesse histórico se encaixam na trama fazendo de “O Mistério do Verde Nasce, um livro relevante também do ponto de vista pedagógico. Assuntos como: a Revolução Industrial, o segundo período da produção de açúcar no país, a escravidão no Brasil, diversidade religiosa, a condição feminina nos séculos XIX e XX e os castigos físicos, presentes na educação das crianças brasileiras, aparecem, costurados, ao longo de toda a narrativa.
As ilustrações feitas pelo paraibano radicado em Natal, Edmar Claudio Mendes, cumprem com objetivo de entreter os leitores, enquanto avançam junto com Maria em sua busca por respostas.
Ana Cláudia Trigueiro de Lucena, de 45 anos é uma psicóloga apaixonada por literatura. Sua produção é variada: contos, crônicas, histórias infantis e romances. Já foi premiada com o 1º lugar em um concurso nacional promovido pela editora SBB. Também obteve o 4º lugar no concurso “Américo de Oliveira Costa” da editora universitária. Publicou em 2012 pela Convicção Editora, seu primeiro livro: “Em Busca do Bem, Aventuras de um Adolescente Cristão”. Em 2013 publicou pela editora UFMBB: “Em um Outubro Rosa”. Esta é a segunda narrativa “de época” que escreve. O primeiro, “Francisca”, ambientado no bairro da Ribeira durante a 2º guerra mundial, obteve a 2º colocação no prêmio Rota Batida da editora Coleção Mossoroense e foi publicado em 2014.
#Potiguar Notícias
Assinar:
Postagens (Atom)