19 de abr. de 2018

"O Ministério do Verde Nasce" será lançado em Ceará-Mirim


Ana Cláudia Trigueiro lança livro "O Mistério do Verde Nasce"


No dia 27 de abril, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, em Ceará-Mirim, haverá o lançamento de mais um romance de época da escritora potiguar




No dia 27 de abril, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, em Ceará-Mirim, haverá o lançamento de mais um romance de época da escritora potiguar Ana Cláudia Trigueiro de Lucena, em parceria com CJA.
O Mistério do Verde Nasce, conta as lembranças da idosa Maria, que principia a narrativa, sonhando com a infância em um engenho do vale do Ceará-Mirim. A propriedade que dá nome ao livro já foi mencionada nas obras de Nilo Pereira (que nasceu lá) e de Magdalena Antunes, em seu “Oiteiro: memórias de uma sinhá moça”.
O livro narra uma sucessão de experiências memorialísticas que vão do final do século XIX até o começo do século XX. Ambientado no campo e também na Inglaterra no período da revolução industrial.
A viagem à Inglaterra vitoriana se dá por uma curiosidade que intriga os cearamirineneses: um misterioso túmulo erguido no alto de uma encosta do Verde Nasce, de onde se pode avistar todo o vale. Sua história até hoje intriga os moradores da cidade e regiões circunvizinhas.
Talvez por sua imponência (o mausoléu tem uma lápide em mármore vinda da Inglaterra, com inscrições em inglês) ou por ser muito antigo (data de 1881) ou ainda, por sua ocupante (Emma Campbell) ser uma inglesa que morreu misteriosamente aos vinte e seis anos.... talvez por todos esses fatores juntos, há um grande interesse sobre a construção. Decorridos cento e trinta e sete anos, a inglesa permanece um mistério. É esse segredo que a esperta protagonista Maria, se esforça por descobrir, enquanto vive sua vida de menina de engenho, na década de trinta.
O livro também trata das nossas comidas, do nosso jeito de falar e até mesmo das nomenclaturas populares de mazelas como: “antójo”, “farnizim” e “espinhela caída”. Alguns clássicos contados de maneira peculiar por uma exímia contadora de histórias (a avó de Maria) trazem expressões que só os norte-rio-grandenses conseguirão compreender, sem recorrer às notas de rodapé.
Temas de interesse histórico se encaixam na trama fazendo de “O Mistério do Verde Nasce, um livro relevante também do ponto de vista pedagógico. Assuntos como: a Revolução Industrial, o segundo período da produção de açúcar no país, a escravidão no Brasil, diversidade religiosa, a condição feminina nos séculos XIX e XX e os castigos físicos, presentes na educação das crianças brasileiras, aparecem, costurados, ao longo de toda a narrativa.
As ilustrações feitas pelo paraibano radicado em Natal, Edmar Claudio Mendes, cumprem com objetivo de entreter os leitores, enquanto avançam junto com Maria em sua busca por respostas.
Ana Cláudia Trigueiro de Lucena, de 45 anos é uma psicóloga apaixonada por literatura. Sua produção é variada: contos, crônicas, histórias infantis e romances. Já foi premiada com o 1º lugar em um concurso nacional promovido pela editora SBB. Também obteve o 4º lugar no concurso “Américo de Oliveira Costa” da editora universitária. Publicou em 2012 pela Convicção Editora, seu primeiro livro: “Em Busca do Bem, Aventuras de um Adolescente Cristão”. Em 2013 publicou pela editora UFMBB: “Em um Outubro Rosa”. Esta é a segunda narrativa “de época” que escreve. O primeiro, “Francisca”, ambientado no bairro da Ribeira durante a 2º guerra mundial, obteve a 2º colocação no prêmio Rota Batida da editora Coleção Mossoroense e foi publicado em 2014.
Imagem relacionada 

#Potiguar Notícias