11 de abr. de 2018

Romance de época une Ceará-Mirim e Inglaterra


Um mistério intriga os moradores de Ceará-Mirim e arredores há muitos anos. Quem seria a mulher enterrada no túmulo no alto de uma encosta do engenho Verde Nasce, debruçado para a bela paisagem do vale?




Esse é o ponto de partida do livro “Mistério do Verde Nasce”, da potiguar Ana Cláudia Trigueiro, que foi lançado no último dia 7/04, na sede do tradicional engenho que inspira o nome da obra.

A escritora passeia por lembranças, experiências memorialísticas, que vão do final do século 19 até o início do século 20. O livro também aborda aspectos da tradição do vale do Ceará-Mirim, comidas típicas, contação de histórias, nomenclaturas populares curiosas e ainda temas históricos. A autora faz questão de ressaltar que o túmulo misterioso da inglesa realmente existe, e ainda atiça a curiosidade de muita gente. Seu nome seria Emma Campbell, falecida misteriosamente aos 26 anos, há mais de 130 anos. 

“A história dela se perdeu no tempo. Contam que ela não estaria enterrada no cemitério Santa Águeda, pois era anglicana. A família dela então construiu o túmulo na colina pois ela gostava de subir lá com o marido para ver o canavial”, conta Ana Cláudia Trigueiro.

O livro narra as lembranças da idosa Maria, através de um sonho de volta à infância no tradicional engenho de Verde Nasce. A primeira parte é ambientada no campo e a segunda se passa na Inglaterra vitoriana — quando são abordados Revolução Industrial, o segundo período da produção de açúcar no país, escravidão no Brasil, diversidade religiosa, a condição feminina nos séculos 19 e 20. Ana Cláudia Trigueiro lançará o livro em mais de um lugar. No próximo dia 7, será no engenho Verde Nasce por questões afetivas. Mas outras então sendo agendadas.

O engenho Verde Nasce integra o Roteiro dos Engenhos e fica na RN-160 (estrada sentido Ceará-Mirim/Praia de Muriu - Km 4). Informações: 98868 5775. Psicóloga apaixonada por literatura, Ana Cláudia Trigueiro tem uma produção variada; contos, crônicas, histórias infantis, romances, com alguns prêmios no currículo. 



#Tribuna do Norte