30 de nov. de 2013

Goto Seco e SINTE organizaram Ato pela Consciência Negra em Ceará-Mirim


O Dia da Consciência Negra foi comemorado em 21 de novembro, mas as homenagens ainda continuam sendo promovidas pelos movimentos sociais, estudantis e também sindicais.

Na noite de sábado (23), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), regional de Ceará-Mirim, realizou sua homenagem com um Ato Pela Consciência Negra no hall da galeria onde está localizada a sede do sindicato.

O ato contou com o apoio do GOTO SECO Movimento Alternativo e do mestre 'Bocão', do Grupo de Capoeira Berimbau e Arte, além de várias crianças que participaram das rodas de capoeira, dança, entre outras atividades culturais. Também houve espaço para a música e o debate sobre a importância da data e de se manter viva a luta contra o racismo e o preconceito.

O dia 20 de novembro foi escolhido para ser a data oficial da Consciência Negra por ser o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, considerado um grande herói negro do período colonial brasileiro, responsável pelo maior quilombo de resistência das Américas: o Quilombo dos Palmares, na antiga Capitania de Pernambuco, hoje no estado de Alagoas.

SINTE