20 de nov. de 2013

Profissionais do Governo do Estado realizam monitoramento da saúde do idoso em Ceará-Mirim


Na última segunda-feira (18), técnicos de vários setores da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estiveram no município de Ceará Mirim, distante 29 quilômetros de Natal, para uma reunião de monitoramento e avaliação das ações de saúde do idoso na localidade. Essa é a segunda vez que a Secretaria realiza esse tipo de monitoramento no município, o primeiro aconteceu no mês de março deste ano. A ação tem por objetivo promover a integração dos vários entes locais visando uma melhor qualidade de vida para os munícipes idosos.

No monitoramento realizado, além de visitar o Instituto São Vicente, abrigo de idosos do município, os técnicos da secretaria promoveram uma reunião, no auditório do hospital municipal Dr. Percílio Alves, com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Estratégia de Saúde da Família, da Atenção Básica, da Saúde Bucal, do abrigo de idosos, da Vigilância Sanitária do município, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

Segundo Rosalba Miranda, técnica responsável pelo Grupo de Trabalho da Área Técnica de Saúde do Idoso da Sesap, Ceará Mirim tem hoje uma população estimada em 6.938 mil idosos, o que faz dela uma área prioritária para este tipo de ação. “Dentre as demandas levantadas neste monitoramento, orientamos aos representantes do município que elaborarem em conjunto um projeto terapêutico a ser aplicado no Instituto São Vicente, que conta com cerca de 50 idosos. 

Além disso, eles também deverão construir uma pauta de ações para ser apresentada à Comissão Intergestores Regional (CIR), que deverá ser analisada e pactuada entre gestores municipais. Isso se faz necessário já que muitos idosos institucionalizados naquele abrigo são de outros municípios do Estado”, explica Rosalba Miranda.

De acordo com Rosalba Miranda, a Sesap estará promovendo reuniões periódicas a cada mês, onde irão discutir as ações de saúde destinadas a melhorar a qualidade de vida dos idosos do município e a importância do envelhecimento ativo e saudável, bem como da garantia dos direitos referentes à saúde integral.

Participaram também da ação, técnicos da Subcoordenadoria de Ações de Saúde (SUAS) responsáveis pela saúde mental, saúde do idoso e da saúde bucal; da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) e da III Unidade Regional de Saúde Pública (III Ursap), setores estes ligados à Sesap.

RN.gov.br