11 de nov. de 2013

Servidores da educação de Ceará-Mirim realizam mais uma assembléia


Os servidores da educação de Ceará-Mirim se reuniram em assembleia unificada (estado e município) na manhã desta quarta-feira (6), na Escola Estadual Ubaldo Bezerra, para discutir a prestação de contas da regional do Sinte-RN e para avaliar o trabalho das assessorias jurídica e de comunicação.

A prestação de contas, que já havia sido divulgada nas escolas e também na internet semanas atrás, foi aprovada com apenas uma observação: que a direção solicite o fim da aplicação em renda fixa no banco onde o sindicato possui conta. A direção explicou que essa aplicação é feita automaticamente pelo banco e não voluntariamente pelo Sinte-RN. De qualquer forma, a categoria aprovou que a solicitação seja feita.

Sobre a avaliação das assessorias, o posicionamento do assessor jurídico do sindicato a respeito da implantação do 1/3 da carga horária foi criticado. Alguns servidores da base não concordaram com a postura de nosso advogado em ir às escolas explicar o porquê, com base em uma decisão judicial - que ele expôs na assembleia, o sindicato não poderia pedir aos pais dos alunos que não levassem seus filhos à escola em um dos dias da semana.

O advogado teve a oportunidade de se explicar e afirmou que essa postura do sindicato poderia prejudicar os professores. Diante das acusações de que a atitude da assessoria jurídica ia de encontro com os interesses da categoria, o advogado reafirmou seu compromisso com a luta dos servidores. Mesmo assim, a categoria aprovou a continuidade da campanha pela implantação imediata do 1/3 da carga horária extra classe, em todos os níveis da rede. Também ficou acordado que o advogado não deverá mais orientar os servidores a seguir à risca a decisão judicial por ele demonstrada.

Quanto ao setor de comunicação, no final da assembleia, a assessoria pediu 5 minutos de fala para explicar à categoria sobre algumas particularidades da profissão de Jornalista e seu papel dentro do sindicato. O jornalista também reafirmou seu compromisso perante os servidores e pediu que a categoria possa colaborar com o setor enviando denúncias, relatando problemas nas escolas ou fazendo qualquer tipo de contribuição que seja válida para a luta da educação pública. Ele também se comprometeu a melhorar a comunicação interna junto à direção do sindicato e a montar um calendário para a publicação de boletins impressos.

Por fim, a categoria aprovou a criação, que se dará após as eleições (no dia 4 de dezembro), de uma comissão com membros da base que possa acompanhar mais de perto os setores financeiro, jurídico e de comunicação do sindicato.

INFORMES – Durante a assembleia, também foram dados informes do Sinte-RN estadual e do trabalho das várias comissões que foram instaladas semanas atrás.

A assembleia contou com a participação de José Teixeira, coordenador-geral do Sinte-RN estadual, que falou sobre os descontos ocorridos no salário de 1.300 professores da rede estadual. A explicação de Teixeira pode ser lida no site do Sinte-RN clicando aqui.

Já a comissão responsável pela discussão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos ASGs e funcionários em geral irá realizar um encontro no dia 19 de novembro, no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim. Nesta quinta-feira (7), às 9h, a equipe se reunirá para estabelecer como se dará esse encontro.


Já a comissão responsável pelas eleições diretas para diretores de escola escreveu um texto onde expõe os motivos para a implantação das eleições e propõe que, no 1º semestre de 2014, todas as escolas da rede municipal da zona urbana realizem o processo de eleição. Já no 2º semestre de 2014, as eleições se dariam nas demais escolas da zona rural. A comissão ainda propôs um congresso na 2ª quinzena de fevereiro próximo, para dar início à efetivação do processo eleitoral.