3 de dez. de 2013

ACLA aborda cultura cearamirinense no jornal "Bom Dia RN".

 
A preservação de nossa cultura serve como referencial para as futuras gerações. Se não for preservado, os nossos filhos não terão memória dos antepassados!
 
O grande escritor cearamirinense: Bartolomeu Correia de Melo, citou no prefácio do livro "CEARÁ-MIRIM Memória Iconográfica", do historiador Gibson Machado, o seguinte: "Duas coisas nos recuam ao tempo passado, penhor do futuro: velhas cantigas e antigos casarios. Nisso retomamos a gratas lembranças daquilo de bom que a vida nos trouxe e depois levou." E ainda citou: "Para que a cultura cearamirinense sempre mereça a grandeza das nossas tradições, a franca sintonia entre o factual e o documental necessita de zeloso e hábil trato." E mais: "...também ensina que a memória, além de semente da história e raiz da cultura, é saboroso ingrediente de cidadania." É bom recontarmos a história do nosso tempo e lugar, por isso estou fazendo minha parte, mesmo distante do meu vale! (Ceicinha Câmara - Membro correspondente em Portugal, da ACLA - Academia Cearamirinense de Letras e Artes).

Veja no link abaixo o vídeo do jornal "Bom Dia RN", sobre a luta da ACLA para resgatar a cultura da época dos engenhos em Ceará-Mirim/RN-Brasil:


Fonte: Blog Notícias da Lusofonia