9 de dez. de 2013

Parque aponta falha mecânica em acidente com brinquedo no RN

Adolescente foi atingido pelo motor do Enterprise e ficou gravemente ferido. Acidente aconteceu no domingo (8) e deixou 14 pessoas presas.

Foto: Sandro Karlos

Uma falha mecânica teria provocado o acidente que feriu gravemente um adolescente neste domingo (8) em um dos brinquedos do Nacional Parque Center, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. De acordo com o gerente do parque, José Eduardo da Costa Lima, o sensor de retorno da máquina não disparou e o brinquedo Enterprise acabou passando do limite de 180 graus enquanto girava.

"Quando o sensor dispara, o operador de máquina puxa o freio. Como a luz não acendeu, o brinquedo passou do limite. Nosso funcionário freiou assim que percebeu, mas um dos pistões da estrutura empenou", conta José Eduardo. Quando o acidente aconteceu, o motor da máquina foi arremessado e atingiu Felipe Queiroz da Silva, de 15 anos, que aguardava na fila de outro brinquedo.
O adolescente está internado em coma profundono Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. A informação foi confirmada ao G1 pela tia paterna do menor, Conceição Rodrigues. Segundo ela, o estado de saúde de do garoto é grave. “Ele teve o pulmão e os rins perfurados, uma fratura exposta na costela e quebrou as pernas. Está em coma profundo e os médicos não nos deram muitas esperanças”, disse Conceição.
O gerente do parque conta que o adolescente foi o único ferido no acidente. Inicialmente o Corpo de Bombeiros colheu informações no local de que duas pessoas teriam pulado do brinquedo e se ferido. "Foi uma fatalidade", afirma José Eduardo da Costa.

Bombeiros resgataram 14 pessoas
Além do garoto ferido, 14 pessoas precisaram ser resgatadas do brinquedo. O Corpo de Bombeiros utilizou uma escada com plataforma e levou três horas para retirar todo mundo do Enterprise. Três das pessoas resgatadas, segundo o subtenente Edson Marques da Silva, ficaram inconscientes. "Entraram em pânico com a situação", explicou. O acidente ocorreu à 1h e o resgate foi encerrado por volta das 4h.

Após o resgate, o Corpo de Bombeiros interditou o brinquedo no qual aconteceu o acidente e mais dois, segundo o tenente Marcelo Nascimento. "Os demais ficam próximos e foram interditados para mantermos uma área de segurança", explica. De acordo com os bombeiros, o parque tinha toda a documentação necessária para o funcionamento. A estrutura foi montada para as comemorações da festa da padroeira de Ceará-Mirim.

Fonte: G1