6 de dez. de 2013

Sociólogo Eriberto Moreira implantou em Ceará-Mirim um programa modelo que servirá de referência para outros municípios do país

Através do Programa VIGIÁGUA, a Secretaria Saúde do município de Ceará-Mirim, está realizado um trabalho de monitoramento da água utilizada para consumo humano.

Implementado pelo setor de Vigilância Sanitária, visando à qualidade de vida da população, a secretaria vem coletando, amostras nos poços que abastecem o município, incluindo ainda as escolas da rede municipal e estadual. Desde 2011, quando a atividade foi iniciada, o material é enviado ao Laboratório Central-LACEN onde é analisado. De acordo com o sanitarista Eriberto Moreira, após o resultado das análises, se constatado que algum estabelecimento educacional, está fora dos parâmetros de potabilidade, será obrigado a desinfetar os reservatórios e a cumprir as normas estabelecidas pelo Programa, como forma de garantir água de boa qualidade.
O resultado do trabalho apresenta a diminuição de 68% do índice dos casos de diarreia no município de Ceará-Mirim, comprovados por meio da curva gráfica registrada no setor de epidemiologia do Hospital Dr. Percílio Alves e em outras Unidades de Saúde. 
“É importante salientar que as metas de coletas pactuadas com o Ministério da Saúde estão sendo cumpridas e que as perspectivas, a cada ano, são ainda melhores”, ressaltou.  Eriberto conclui que as ações realizadas demonstram claramente que a prevenção, através do monitoramento das águas, resulta em evitar que a população adoeça, além de contribui também para diminuição dos gastos públicos com internamento e medicamentos para doenças relacionadas ao consumo de água.

A experiência vivida no município, cujo tema é VIGILÂNCIA SANITÁRIA: AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA ÁGUA VISANDO À QUALIDADE DE VIDA, foi apresentado pelo sanitarista Eriberto Moreira, em outubro de 2013, no VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e no II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária, que ocorreram em Porto Alegre/ Rio Grande do Sul. Na ocasião, estiveram reunidos especialistas do Brasil e dos países das Américas, para discutir as questões da atualidade que desafiam a vigilância sanitária. 
Eriberto ainda relatou que a experiência de Ceará-Mirim-RN serviu de modelo para outros municípios do Brasil e da América Latina, que poderão investir no monitoramento da água. Investir em medidas preventivas é mais barato do que em medidas curativas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada R$ 1,00 (um real) gasto com saneamento básico, economiza-se R$ 4,00 (quatro reais) no sistema de Saúde. Os gastos com uma diarreia de veiculação hídrica, ou seja, proveniente da água, envolve não somente os gastos hospitalares pagos pelo sistema de saúde, mas despesas que o próprio cidadão tem no seu salário, com locomoção para unidades de saúde, alimentação diferenciada, além do não comparecimento à escola e/ou ao trabalho. 
Segundo OMS, 80% das diarreias agudas no mundo estão relacionadas à água imprópria para o consumo humano, não tratada. Anualmente, dois milhões de crianças morrem de diarreia, a maioria dos casos ocorre na América Latina. Cuidar da água é saúde e qualidade de vida. 

# Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Ceará-Mirim