21 de dez. de 2013

Reforma do CDP deve começar na segunda


Os reparos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ceará-Mirim deverão começar na segunda-feira (23). De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc), os serviços necessários envolvem a reposição das grades das celas que foram derrubadas durante a rebelião ocorrida na tarde da quinta-feira (19). Em três horas de motim, os presos atearam fogo no CDP e destruíram as celas da unidade. Um agente penitenciário foi baleado, sendo socorrido e levado para o Hospital Walfredo Gurgel. Devido às condições do local após a rebelião, a Sejuc decidiu tranferir os 45 presos do CDP para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

O conflito começou por volta das 15h e somente às 17h os presos foram contidos por policiais militares e agentes penitenciários. A transferência dos presos foi realizada em carro-celas pelo Grupo de operações especiais (GOE) e pelo Grupo de Escolta Penal (GEP), ainda durante a noite.

O motivo da rebelião só deverá divulgado após a abertura de procedimento interno. Segundo a Sejuc, os presos só deverão retornar à unidade quando a estrutura do prédio estiver recuperada.

#Tribuna do Norte 

Nota do Blog de Ceará-Mirim: o ideal nesse momento é que fosse decretado o fim dessa unidade prisional que fica no centro da cidade e atormenta a população.