16 de dez. de 2013

Questione...

Entrevista com Antônio Peixoto

"Ao fim do mandato, entregarei uma cidade, completamente mudada para melhor, à população" afirmou o então Prefeito de Ceará Mirim


Prefeito reeleito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, concedeu entrevista ao programa Conexão Potiguar, apresentado pelo jornalista José Pinto Junior, quando falou sobre sua administração e a situação atual do município. Confira:


Prefeito, enquanto gestor, qual a avaliação que o senhor faz do ano de 2013?
Os municípios tiveram muitas dificuldades financeiras em 2013, fizeram, inclusive, vários movimentos no sentido de sensibilizar os parlamentares do estado do Rio Grande do Norte com o intuito de obter alguma ajuda nesse aspecto. Mesmo nesse contexto, Ceará-Mirim tem avançado. Ao longo de 2013, realizamos a reforma de 15 postos de saúde, reformamos escolas, estamos executando um projeto, no valor de 16 milhões de reais, de ampliação do sistema de abastecimento d’água, que incluirá a construção de uma adutora e cinco reservatórios suspensos e um rerservatório apoiado, que chamamos de reservatório pulmão, com capacidade de 1 milhão e 700 mil litros cúbicos para atender nossa cidade.
 
O investimento em recursos hídricos será exclusivamente para a zona urbana ou irá também atender à zona rural?
Esse projeto está sendo executado na zona urbana, contudo, também estamos realizando melhorias na zona rural, como, por exemplo, no distrito de Maçaranduba. Os investimentos realizados na zona urbana são com recursos do governo federal, enquanto que, nos distritos, estamos colocando recursos de nossa própria cidade, objetivando assim garantir um abastecimento de água de qualidade para a população.
 
No que diz respeito à zona rural, Ceará-Mirim é um município muito extenso. Qual o investimento feito nessas áreas com relação ao acesso à educação?
A extensão territorial do município de Ceará-Mirim dificulta a administração. Temos 93 comunidades rurais no município e, obviamente, o cidadão quer o serviço em sua comunidade. Mesmo com esse contexto desfavorável, o que não conseguimos atender no próprio distrito ou no distrito vizinho, conduzimos para a sede da cidade, especialmente, no que diz respeito à educação. 
 
Qual o déficit habitacional de Ceará-Mirim? Qantas unidades foram entregues e qual a meta da atual gestão?
Entregamos 2.700 unidades habitacionais em 2013, e para o ano de 2014, queremos iniciar a execução de 2.300 casas. Esperamos, ao final de nossa gestão, zerar o déficit habitacional do nosso município.
 
Qual o olhar de sua administração sobre o investimento feito pelo governo federal ao trazer um campus do IFRN para Ceará-Mirim?
O IFRN era um sonho antigo do nosso povo, como sexta cidade do estado, tínhamos essa carência. Agradecemos especialmente ao empenho da deputada federal Fátima Bezerra que nos ajudou a tornar esse sonho realidade.
 
Fale um pouco a respeito dos avanços de sua gestão no que diz respeito à questão do saneamento básico.
Aprovamos um projeto em Brasília, que já entrou no orçamento da união para 2014, e acreditamos que, com os recursos que serão destinados ao projeto, possamos atender 95% da população da sede da cidade e 100% da área litorânea.
 
Quando se fala no desenvolvimento de Ceará-Mirim, fala-se sempre na duplicação da BR. Este desafio está sendo enfrentado?
Desde o início de nossa primeira gestão, estamos lutando pela duplicação da BR 406, que liga Natal a Ceará-Mirim. O desenvolvimento da cidade passa sim por esse projeto. Quando a presidente Dilma esteve aqui, para a inauguração do IFRN, fizemos essa solicitação. Já está garantida essa duplicação do trevo de extremoz até a entrada do novo aeroporto, inclusive as obras já começaram, mas nós queremos que essa duplicação chegue até Ceará-Mirim. Já estabelecemos contato com o Ministério dos Transportes, que nos pediu para tomar algumas providências com relação ao projeto, e agora estamos apenas aguardando a resposta desse encaminhamento.
 
O município sofreu bastante com o fechamento da Usina São Francisco. Com a duplicação da BR e o início do funcionamento do aeroporto de São Gonçalo, abre-se espaço para um polo industrial. Sua gestão tem um projeto para abertura de um polo na cidade?
Temos um projeto em uma área de apenas 15 hectares, sabemos que o espaço é pouco, mas com ela poderemos dar o pontapé inicial.
 
O senhor, recentemente, recebeu críticas a respeito da instalação de uma escola que estava funcionando de forma inadequada. Essa questão já foi resolvida?
Com relação a essa escola especificamente, do assentamento Rosário, é bom lembrar que, no início de nossa gestão, já encontramos a escola funcionando no local que hoje é questionado. Ao dar início às reformas nas escolas dos municípios, reformamos uma escola de um distrito vizinho ao do assentamento Rosário, ampliando o espaço, com o objetivo de atender aos alunos dos dois distritos, o que desagradou a comunidade do assentamento. Solicitamos, então, a construção de uma nova escola para a comunidade do assentamento Rosário, e acreditamos que as obras já irão começar no início de 2014.
 
Ceará-Mirim tem um patrimônio histórico riquíssimo. Sua gestão tem projetos voltados à recuperação e manuteção desse patrimônio?
O grande problema é que a maioria das propriedades são particulares, já nos reunimos para apresentar nosso projeto de recuperação desse patrimônio, mas percebemos a falta de interesse de muitos pelo assunto.
 
Como o senhor pretende ser lembrado pela população de Ceará-Mirim quando o seu mandato chegar ao fim?
Eu procuro sempre dar o máximo de mim, e tenho feito isso, lógico que gostaria de ter feito muito mais do que já fiz, mas trabalhamos dentro do possível, uma vez que temos tido muitas limitações financeiras, mas eu não tenho dúvida que, ao deixar a prefeitura do município de Ceará-Mirim, entregarei uma cidade completamente modificada para melhor.
Autor: José Pinto Jr. | Fonte: Potiguar Notícias