9 de set. de 2014

Ceará-Mirim tem desempenho ruim no IDEB

O sociólogo, cientista político e especialista em Gestão Pública, Etevaldo Junior, registrou comentário sobre o desempenho das escolas públicas do ensino fundamental de Ceará-Mirim no último IDEB.


Amigos de Ceará-Mirim...


O resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) recentemente publicado, constatou dados preocupantes sobre a qualidade do ensino fundamental nas escolas da rede municipal e estadual em nossa cidade.
 

O desempenho das escolas públicas, no geral, foram ruins, pois não atingiram todas as metas mínimas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo que 75% dos índices ficaram abaixo da média estadual e teve até índice que, ao invés de melhorar, piorou.




Historicamente, a falta de prioridade pública e de uma boa gestão na educação são raízes dos problemas socioeconômicos que nossa cidade sofre. É preciso valorizar e capacitar cada vez mais os trabalhadores da educação, em especial o professor; é preciso escola em tempo integral com estruturas modernas; concurso público para selecionar os melhores profissionais; gestão democrática nas escolas; políticas públicas que integrem comunidade-escola; ações integradas entre executivo, legislativo, judiciário e ministério público com foco na melhoria do sistema; planejamento estratégico participativo para que metas ousadas e transformadoras sejam alcançadas com êxito; além da implementação de outras ações, medidas, programas e projetos inovadores.
 

Não viveremos dias melhores em nossa Ceará-Mirim se não houverem grandes avanços no ensino público.

As autoridades devem ser pressionadas nesse sentido e a sociedade, se envolver mais nessa causa, pois a luta pela educação deve ser uma bandeira de todos nós.


Etevaldo Junior