21 de set. de 2014

Força "Global" no jogo decisivo de hoje em Ceará-Mirim

Para que o Globo chegasse ao jogo decisivo de hoje, contra o Porto/PE, às 16h, no Barrettão, em Ceará-Mirim, com chances matemáticas de classificação para a próxima fase da série D, foi preciso muita determinação e um pouco de sorte. Faltando três rodadas para o término da primeira fase, a equipe da região metropolitana de Natal estava quatro pontos atrás do seu adversário de logo mais, que precisava apenas de uma vitória em dois jogos para garantir a classificação antecipada. Ao Globo, restava vencer seus dois jogos e torcer contra os pernambucanos, para chegar na última rodada precisando apenas de uma vitória em casa para avançar na competição.
Júnior Santos
O atacante Ricardo Lopes é o artilheiro da série D, com cinco gols e a esperança do Globo para hojeO atacante Ricardo Lopes é o artilheiro da série D, com cinco gols e a esperança do Globo para hoje

E foi o que acabou acontecendo: o Globo venceu seus dois últimos jogos e o Porto somou apenas um ponto. Com isso, o time de Pernambuco está com 15 pontos e a equipe de Ceará-Mirim soma 13 pontos, na terceira colocação. O que parecia impossível, se tornou realidade e agora, o sonho de se classificar está mais próximo do que parecia antes.

“Precisamos de uma vitória, o que não é nada de anormal, já que jogamos em casa e desde o início do ano estamos conseguindo os resultados como mandantes e tenho certeza de que  vamos conquistar essa vitória. A situação estava 10 vezes pior, porque não dependíamos só de nós e agora a situação mudou. Tudo vem caminhado para a nossa classificação”, afirmou o experiente lateral Renatinho Potiguar, que vem jogando no meio campo do Globo.

Mas, a semana não foi de tranquilidade em Ceará-Mirim. Na segunda-feira passada, o técnico Higor César discordou de algumas situações colocadas pelo presidente do clube, Marconi Barretto e acabou deixando o comando da equipe. No seu lugar, o mandatário do Globo convidou o zagueiro Róbson para assumir o time. O defensor ainda não decidiu se aceita o desafio ou não, mas, se depender de Renatinho Potiguar, o time está muito bem servido de treinador, caso Róbson aceite o desafio.

“Sempre viajo com ele e sabia que ele não queria aceitar esse desafio. Mas, ele tem uma grande oportunidade, já que o Globo é um clube que tem uma estrutura, está perto de se classificar para a próxima fase e seria o ideal para ele, que quer seguir essa carreira. Foi estranho, porque ele estava treinando e dando o treino também, mas, sei que vai dar tudo certo”, disse Potiguar.

Enquanto Róbson não se decide se vai assumir o time, ou não, quem vai comandar o Globo na partida de hoje, é Ivanildo Freitas, que era técnico das categorias de base do clube. Como todos, ele foi pego de surpresa com a demissão de Higor César, mas, está pronto para encarar esse desafio.

Júnior Santos
Ivanildo Freitas foi pego de surpresa com o convite para ser técnicoIvanildo Freitas foi pego de surpresa com o convite para ser técnico
“Foi meio complicado para mim essa semana. De manhã eu dava os treinos para os meninos da base e de tarde, treinava com o elenco principal. Mas, isso faz parte do futebol, que é bom por ser imprevisível. Acredito que iremos fazer um bom trabalho”, revelou.

Assim como os jogadores deixam transparecer o entusiamos com a possibilidade de classificação, o treinador também está confiante na vitória e consequentemente, na passagem de fase. “Venho falando para os meus jogadores que temos que jogar e não deixar o Porto jogar. Precisamos facilitar o nosso jogo e vamos partir para cima, pressionar. Isso é o mais importante para alcançarmos a vitória”, disse.

Ficha Técnica
Globo: Rafael; Geovane, Anselmo, Mersinho e Nininho; Ramon, Josicley, Miller e Renatinho Potiguar; Ricardo Lopes e Vavá. Técnico: Ivanildo Freitas

Porto: Rudison; Carlos Henrique, Alisson, Charleston e Jackson; Clebson, Mardley, Thaciano e Luqinhas; Erikys e Jefferson Renan.
Técnico: Elenílson Santos

Local: Barrettão, Ceará-Mirim/RN
Horário: 16h
Árbitro: Charles Hebert C. Ferreira (AL)
Assistentes: Waldson M. Silva e Raquel Ferreira Barbosa (AL)

Indeciso, Róbson ainda não sabe se aceita ser treinador
A decisão já tinha sido tomada: pendurar as chuteiras no final do ano e, iniciar 2015 com um novo projeto, dessa vez, como técnico de futebol. Essa era a ideia inicial do experiente zagueiro Róbson, de 37 anos, que tem em seu currículo passagens vitoriosas por grandes clubes do Nordeste, em especial o América/RN. Mas, para a surpresa de todos do Globo e em especial para o defensor, o técnico Higor César acabou sendo demitido do cargo na semana mais importante do clube na temporada, quando enfrenta o Porto precisando vencer, para se classificar para a próxima fase da série D e o presidente Marconi Barretto fez o convite para ele assumir o time.

Profissional como sempre foi, Róbson ficou de pensar na proposta, mas, aceitou fazer parte da comissão técnica, que agora é chefiada por Ivanildo Freitas, que era o técnico das categorias de base do Globo. O defensor elaborou o planejamento de trabalho para a partida de hoje, que foi executada por Freitas, ao lado do fisiologista Laurence Borba. 

“É tudo novo pra mim. Cheguei pra trabalhar como todos os dias e, de repente, encontro tudo mudado e com uma proposta do presidente. Lógico que fui pego de surpresa como todo o time. Nunca deixei meus companheiros na mão e não seria agora. Prometi que iria analisar a proposta, até por já estar em transição e com uma idade avançada”, disse Róbson.

O zagueiro ainda não sabe se vai ser titular na partida de hoje. Mas, nem mesmo desempenhando a função de auxiliar, ele vai usar sua nova atividade para se escalar no time principal. “Aqui não tem isso não, joga quem estiver melhor, porque a partida é muito importante. Sou funcionário no clube e vou ajudar o nosso treinador sempre que ele precisar”, afirmou o defensor, para depois revelar que essa nova função pode acelerar sua saída dos gramados e sua chegada ao cargo de treinador.
Júnior Santos
Sem saber se vai ser o treinado da equipe, o zagueiro Robson (esq.), passa confiança aos demais jogadores do elenco do Globo, para que o time conquiste a vagaSem saber se vai ser o treinado da equipe, o zagueiro Robson (esq.), passa confiança aos demais jogadores do elenco do Globo, para que o time conquiste a vaga

“É muito difícil você encontrar um jogador que não pense em ser treinador de futebol quando encerrar a carreira. Foi pensando nisso que fiz cursos e que comecei uma faculdade de educação física. Não tenho o que provar mais nada pra ninguém dentro das quatro linha. Acho que essa pode ser a hora de deixar de ser comandado e passar a comandar”, finalizou.

Porto com desfalques para a “decisão”
Depois de três vitórias seguidas, que quase deram a classificação antecipada para o Porto, a equipe pernambucana teve dois tropeços nos dois últimos jogos e chega a última rodada precisando, pelo menos, de um empate, para garantir vaga na segunda fase da série D. Com 15 pontos, na segunda colocação do grupo 4, o time comandado por Elenílson Santos precisa somar mais um ponto e se classificar em segundo no grupo. A outra vaga já está garantida para o Confiança/SE, líder com 18 pontos.

Mas, para essa partida decisiva, o comandante do Porto não vai poder contar com dois importantes jogadores: o zagueiro Geninho e o atacante Eltinho, destaque da equipe na competição e artilheiro do time com dois gols. A tendência é de que, nas suas vagas, entrem Alisson, na zaga e Jéfferson Renan no setor ofensivo.

O técnico Elenílson Santos criticou a arbitragem no último jogo do Porto. Na ocasião, seu time estava vencendo por 1x0, até os 45 minutos do segundo tempo, resultado que lhe daria a classificação e eliminaria seu adversário de hoje. Já nos acréscimos, o Confiança empatou, o que gerou revolta do comandante pernambucano. “Infelizmente acabamos recuando de forma involuntária no fim do jogo, quando nosso goleiro foi obrigado a fazer algumas defesas e num lance, onde teve duas infrações, acabamos sendo sacrificados pelo erro da arbitragem, que errou antes mesmo do Confiança chegar ao nosso ataque, mas nós não podemos esperar pela arbitragem”, criticou.

Porto e Globo já se enfrentaram na competição. Foia na primeira rodada da série D, em partida disputada no estádio Lacerdão, em Caruaru. A equipe pernambucana acabou vencendo por por 1x0 e agora, o time de Ceará-Mirim quer devolver a derrota.

Tribuna do Norte