17 de set. de 2014

Psicóloga potiguar escreve ótima reflexão sobre essa onda de "desafios". Vale a pena conferir.

Por Mônica Pimentel

Eu te desafio

Calma! Pode continuar a leitura que eu não irei te desafiar a nada. Mas te convido a refletirmos sobre essa “onda” de desafios que pairam nas redes sociais.
Um aluno me perguntou o que eu, enquanto psicóloga, achava desses “desafios”. Na hora só me veio a frase de Nando Reis e foi com ela que respondi ao meu aluno: “O mundo está ao contrário e ninguém reparou.”
Já escrevi sobre isso em alguns textos, essa necessidade de exposição, selfies e tantos gritos por atenção, que me assustam.
Você pode estar me retrucando agora e pensando que essas manifestações são apenas brincadeiras leves e saudáveis para movimentar a vida que já é tão dura e até ajudar pessoas e militar em prol de alguma causa.
Mas sinceramente, penso que a maioria, sendo redundantemente pleonástica, a grande maioria, não está brincando. Por trás dessa brincadeira, tem algo que ressoa fortemente. E aí, eu reitero o que já falei outras vezes, as pessoas querem ser notadas, querem ser observadas, querem fazer o que todos fazem para ter a sensação de pertencimento.
E esse é o verdadeiro desafio. Pensar diferente, ser diferente num mundo onde o igual é reproduzido, sem questionamentos, sem reflexões, sem crítica ou autocrítica. A gente simplesmente multiplica e acha normal porque todos fazem.
E aqui quero deixar claro que eu não estou condenando quem gravou um vídeo e jogou um balde de gelo ou quem publicou foto sem maquiagem. Não. Não me sinto com essa propriedade para julgar, nem condenar comportamentos.
Se você tomou banho de gelo e fez isso, acreditando que estava ajudando a divulgar uma nobre causa (inclusive contribuiu financeiramente) ou se você publicou uma foto sem maquiagem para se divertir com as amigas, tudo bem. Repito, não quero julgar isso.
Psicóloga Mônica Pimentel
Eu coloco em cheque essa necessidade de exposição, essa reprodução de comportamentos, sem reflexões. “Faço porque todos fazem” e ai sim o mundo vai ficando ao contrário e ninguém repara.
Desafio é olhar para si e ter discernimento para suas escolhas.
Desafio é olhar para o outro e compreendê-lo e aceitá-lo com suas diferenças.
Desafio é ser autêntico num mundo tão cheio de “iguais”.
Desafio é reparar o mundo ao seu redor, é perceber esse mundo.
Desafio é ter a alma leve e o coração cheio de amor porque a vida, essa sim, nos desafia todos os dias a sermos pessoas corretas, num mundo que está ao contrário.
Você não reparou?

Nominuto.com