24 de set. de 2014

Fórum de Ceará Mirim adere à práticas do TJ Mais Sustentável


O programa TJ Mais Sustentável, que visa promover a responsabilidade social e a economia de recursos por meio de uma competição entre as principais unidades da Justiça em Natal, está conquistando adeptos pelo interior do Estado. Um exemplo é o Fórum de Ceará-Mirim, que aderiu às práticas de sustentabilidade em suas rotinas e começa a contabilizar resultados.

Apesar de não fazer parte da competição criada pelo programa, o Fórum de Ceará-Mirim deu início a medidas internas que viabilizam a redução do consumo de papel, energia elétrica, água e telefonia. Entre as ações já adotadas pela unidade judicial, estão o recolhimento de papel para reciclagem e a impressão em frente e verso.

Segundo o juiz Cleudson de Araújo Vale, a necessidade de viabilização de um projeto que vise à conservação do meio ambiente fez a unidade adotar as práticas já desenvolvidas em Natal. Ele é coordenador da Comissão de Gestão Ambiental (Copegam) do Poder Judiciário para a Região do Mato Grande. “Queríamos implantar um projeto para incentivar a sustentabilidade e economia no Fórum. E percebemos que melhor do que criar um novo programa, seria aderir ao TJ Mais Sustentável, que já conta com visibilidade, premiações e material de divulgação.”

O magistrado conta ainda que a ideia é fazer com que essa iniciativa seja adotada em outras comarcas da Regional Mato Grande, que abrange as Comarcas de João Câmara, São Bento do Norte, Poço Branco, Taipu, Ceará-Mirim e Extremoz, totalizando 17 municípios. “O ideal é que as práticas do TJ Mais Sustentável sejam disseminadas também no interior, para que os fóruns trabalhem com consciência ambiental”, afirma.

TJ RN